Brasileiro/Futebol

Campeão de novo, e agora?

Pela sexta vez em 10 anos, e em sua oitava final seguida, o Santos Futebol Clube conquistou o título do campeonato paulista. Fato que deve ser, sim, exaltado apesar de muitos ainda diminuírem a importância do estadual (eu inclusive).

Mas é aquela velha história, quando se ganha um título, por ‘menor’ que ele seja, nada mais importa, vale e muito a comemoração. Já para a torcida adversária diminuir ainda mais o estadual se torna um conforto, até porque seus respectivos times entraram em campo visando à conquista, mas não tiveram a capacidade para tal.

SANTÃO CAMPEÃO_FOTO IVAN STORTI -SANTOS FC

Ricardo Oliveira levantou o 22º troféu do Campeonato Paulista para o Santos Futebol Clube. Foto: Ivan Storti / Santos FC

O Santos iguala o Palmeiras no número de títulos de campeonatos paulistas (22 conquistas) e deixa o São Paulo na lanterninha – na disputa entre os quatro grandes – da tabela, com 21. O Corinthians segue tranquilo na ponta com 27 títulos. Mas se contarmos os campeonatos a partir da profissionalização do futebol brasileiro, ali em 1933, o Santos, com o título deste ano, se tornou o maior campeão de um dos mais fortes estaduais do Brasil, aquele que um dia já foi mais importante que a própria Libertadores da América.

Nesses últimos anos de conquistas dos Paulistas, o time de Vila Belmiro não tem conseguido dar continuidade ao bom momento e no segundo semestre tem sido coadjuvante. Ano passado foi um pouco diferente, também conquistou o título paulista, mas com a chegada de Dorival Júnior, reciclado, o time deu uma incrível arrancada no Brasileirão e saiu de candidato ao rebaixamento para postulante ao G4 e, em paralelo, na Copa do Brasil, vinha devastando adversário por adversário a cada fase da competição e justamente por ter avançado tanto passou a priorizar este torneio e, infelizmente, deu no que deu, todo mundo sabe a história. Ficou sem o título da Copa do Brasil e fora do G4 (Obrigado, Nilson!! #sqn)

Este ano a história poderia ser diferente. O Santos manteve sua base de 2015 para cá, jogadores, comissão técnica, manteve entrosamento, padrão tático e por conta disso foi um dos grandes times deste Paulistão. Mas especialmente por ter sido um dos melhores times do Brasil neste primeiro semestre, despertou a cobiça dos europeus e também da seleção brasileira, de Dunga. Gabriel, Lucas Lima e Ricardo Oliveira devem sair nesta janela de meio do ano, além de terem sido convocados para disputar a Copa América centenária; o primeiro, inclusive, está na lista para às Olimpíadas também. O lateral esquerdo Zeca e o volante Thiago Maia despertam interesse de grandes clubes da Europa e estarão no time olímpico no Rio de Janeiro também.

Caso o Brasil vá avançando nas disputas que participará, o Gabigol, por exemplo, pode ficar de fora em 18 jogos no Brasileirão, é praticamente um turno inteiro do campeonato. Lucas Lima e Ricardo Oliveira, outro exemplo, podem desfalcar o Santos por até nove rodadas. Essas ausências, com toda certeza, prejudicarão o time de Dorival Júnior para conquista de um título nacional ou até internacional (a Sul Americana, caso o Santos abre mão da Copa do Brasil e deseje jogar o torneio) no segundo semestre.

Algumas contratações estão sendo costuradas pela diretoria santista, mas dificilmente suprirão tecnicamente esses desfalques. É esperar pra ver.

Uma salva de palmas aos pensadores do nosso calendário!

Uma salva de palmas à CBF!

Os caras jogam contra o próprio campeonato que organizam. Quanta burrice!

E não será apenas o Santos o prejudicado, não. Outros times que se destacaram também terão jogadores negociados agora no meio do ano e presentes em seleções, inclusive de outros países.

Hoje, nas conversas de bar, entre amigos, é difícil apontarmos alguns favoritos ao título brasileiro, muito por conta dessa vulnerabilidade que temos em relação à Europa, e até em relação à China agora, e por conta da não parada no calendário para as competições com a seleção nacional.

O campeonato começa como uma incógnita, mas provavelmente deverá ser gostoso de assistir. Como sempre é, apesar de nossas reclamações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s