Brasileiro/Futebol

Torcida única não resolve a violência

Depois de mais brigas de bandidos que se escondem sob os símbolos dos times de futebol e se dizem torcedores, uma pessoa que não tinha nada a ver com a história morreu no último domingo, 03, vítima de uma rivalidade imbecil entre doentes de verde e preto. Isso a mais de 30 QUILÔMETROS do Pacaembu, local onde ocorreu mais um clássico entre Palmeiras e Corinthians. O Governo de São Paulo determinou que, já a partir das semifinais do Paulista, os clássicos terão torcida única nos estádios. O problema é antigo e a “solução”, também, além de ineficiente.

O combate à violência no esporte passa primeiro por um problema cultural e de educação de um país. E ultimamente temos visto inúmeros casos de intolerância com o diferente, seja com preconceitos religiosos, racismo, homofobia, ideologia política, sócio-econômico, e também no futebol. Isso não quer dizer que os clubes não tenham culpa, afinal, a maioria patrocina, sim os torcedores organizados, dão ingressos, bancam viagens… Mas a questão é mais complexa. Há anos, com raríssimas exceções, o torcedor pode curtir um ambiente de um estádio de futebol em o paz. Os episódios de brigas e confrontos dentro das arenas ainda existem, mas em um número muito menor do que acontecia nos anos 1980 e 1990, por exemplo. Os grandes embates e casos de violência, inclusive com mortes, foram registrados em áreas distantes dos estádios, onde o policiamento é reforçado. Muitos casos ocorreram em outras cidades, ou em estradas, sem nenhuma ligação com o evento esportivo, além do fato de terem os bandidos uniformizados com as cores dos times.

O jogo com torcida única não vai coibir que esses grupos continuem marcando brigas pela internet, mesmo sendo rastreados pela Polícia. Os confrontos longe das arenas vão continuar enquanto não houver uma política de segurança mais eficiente e com punições reais aos criminosos, como foi feito na Inglaterra, o maior exemplo de combate à violência no futebol.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s