Brasileiro/Copa do Mundo/Futebol/Seleções

O último 9

Há alguns anos o futebol brasileiro vive uma carência do “verdadeiro 9”, aquele atacante matador, artilheiro, que bota medo em todo zagueiro. A moda agora é jogar com o “falso 9”, um jogador de movimentação. Claro que a dinâmica do jogo mudou e o jogador limitado taticamente, que exerce apenas a função de poste na frente não funciona mais. Mas ainda gosto de 9 que domina a arte de estufar as redes, que faz da pequena área a sua cozinha. A movimentação é importante para fazer o pivô, chamar a marcação dupla e abrir espaços para os companheiros, mas o cara tem que saber meter gol.

Adriano Imperador, poderia estar até hoje defendendo a Seleção Brasileira e marcando gols importantes com a 9 canarinho se tivesse a cabeça no lugar e cuidasse da forma física. Poderia ter jogado tranquilamente as Copas de 2010 e 2014, mas não quis. Perdeu para o álcool. Luís Fabiano, que ocupou a vaga na  Copa de 2010, há anos não encanta e conviveu mais tempo no Departamento Médico do que em campo nos últimos anos. Resolveu abandonar o futebol de alto nível para jogar na segunda divisão do futebol chinês, treinado pelo professor Vanderlei Luxemburgo. Vagner Love é contemporâneo dos dois anteriores. Sabe fazer gols, mas também perde muitos e depois de recuperar o bom futebol na segunda metade do Brasileirão do ano passado, trocou o Corinthians pelo futebol francês. Outros jogadores vestiram a 9 da Seleção, mas nenhum cumpriu a missão. Só para citar os representantes da nova geração, Pato e Leandro Damião viraram fumaça com a 9 do Brasil.

Ricardo Oliveira é o último 9 de qualidade no Brasil. Foto: Getty Images

Desacreditado por muitos clubes depois de passar anos no futebol árabe, Ricardo Oliveira se ofereceu a Palmeiras, Corinthians e São Paulo, mas nenhum time quis apostar em um jogador de 34 anos na época. O Santos foi quem abriu as portas ao atacante de 34 anos na época. E foi na Vila Belmiro que Ricardo ressurgiu no cenário nacional, sendo o principal artilheiro do Brasil na temporada. O sucesso em Santos fez com que Dunga recorresse ao atacante e o chamou para a Seleção. O jogador não decepcionou nas Eliminatórias e marcou na vitória do Brasil contra a Venezuela por 3 a 1, em novembro de 2015.

Sempre fui fã do futebol dele. Inteligente, forte, técnico e matador. Foi assim por onde passou, Portuguesa, Santos, São Paulo, Betis, Valencia, Milan, e futebol árabe. Para mim, deveria brigar ter feito sombra a Adriano nos últimos mundiais, e, na ausência do Imperador, assumir a responsabilidade de marcar os gols do Brasil. Ricardo continua marcando gols por aqui, os últimos foram marcados na vitória do Santos sobre o Corinthians por 2 a 0 pelo Paulista, no fim de semana. Foi novamente chamado para defender o Brasil nas Eliminatórias e será importantíssimo na corrida para a Copa da Rússia. Se estiver bem fisicamente, pode até sonhar em fazer parte do grupo que disputará o mundial de 2018, mesmo com a idade avançada. Mas fico triste em ver a dificuldade do Brasil em produzir novos talentos que honrem a tradição dos grandes 9…

Anúncios

2 pensamentos sobre “O último 9

  1. Sou seu admirador, como você sabe, e não adulo ninguém para demonstrar apreço. Dito isto, seu elogio (merecido) a Ricardo Oliveira é o maior reconhecimento ao talento do jogador santista. Isto reforça minha posição, enquanto fã do futebol. Se for bem jogado por corintianos, palmeirenses, são paulinos, santistas, flamenguistas, fluminenses, atleticanos, cruzeirenses ou qualquer outro time do mundo, merece registro. E quando um torcedor “adversário” dá a mão à palmatória, melhor ainda. Também não sou santista nem torço para o seu time do coração, “Barba”, mas sempre vai existir um espaço no compartimento do torcedor que sou, para reconhecer a virtude alheia. Acho que isto, de fato, valoriza o futebol como um todo. Abraço.

    Curtir

    • Grande Flavio!!! Mais uma vez, as palavras do amigo me deixam orgulhoso. É bom saber que o bom jornalismo, independente e sem o rabo preso com paixões clubísticas, ainda é valorizado. Eu conheço muito bem sua conduta pessoal e profissional e deixo aqui minha admiração.
      Grande abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s