Brasileiro/Futebol

Ano promissor

O ano de 2016 iniciou totalmente diferente para o Santos Futebol Clube. Com a situação financeira estável, jogadores importantes sendo mantidos no elenco, uma comissão técnica identificada com o clube e com vontade de se consolidar e apresentar um trabalho notável devem ser bons ingredientes para trazer boas perspectivas para o time de Vila Belmiro nos campeonatos que disputará neste ano.

Em 2015, o Santos mudou da água para o vinho com a chegada de Dorival Júnior. O treinador, que antes de assumir o time, havia passado meses estagiando em clubes europeus colocou em prática tudo o que observou e trouxe dinâmica ao futebol do Peixe. Obviamente que o elenco não ajudou, e o desgaste dos 11 jogadores titulares ficou evidente, especialmente, nos últimos meses da temporada regular do futebol nacional. Mas essa mudança de cultura imposta por Dorival no Santos, sem sombra de dúvidas, foi saudável e deverá trazer resultados em 2016.

20160115_145500_1

Dorival Junior foi o grande responsável por esta retomada do Santos Futebol Clube. (Foto: Bruno Giufrida/ Globoesporte.com)

O ponto de atenção ainda é o plantel. Mesmo com a volta de alguns jogadores, que estavam emprestados, e outros que estavam no departamento médico, algumas posições não têm reservas à altura dos titulares. Lucas Lima, por exemplo, é praticamente insubstituível; os laterais Victor Ferraz e Zeca também não podem ficar de fora. Na zaga o problema persiste, são poucas as opções e a qualidade também não é satisfatória. Quando a dupla titular, e que está muito bem entrosada, David Braz e Gustavo Henrique não joga é sempre um ‘Deus nos acuda’ para a torcida alvinegra.

Como sempre, a base deverá ser a salvação do Santos. Sempre alguém desponta, assim como foi com Thiago Maia e Zeca em 2015, acredito que neste ano as coisas não serão diferentes. As promoções ao elenco principal de Fernando Medeiros, volante, e Vitor Bueno, meia, podem auxiliar; mas contratações ainda devem ser realizadas, especialmente para o setor defensivo.

No ataque vejo um Santos bem servido, mesmo com uma possível saída de Geuvânio para o mundo chinês. Com as chegadas de Paulinho, ex-Flamengo, e Joel, ex-Cruzeiro, Dorival Junior poderá rodar os homens de frente e dar descanso a Ricardo Oliveira, que mesmo mostrando um pique e um condicionamento acima da média para idade, não aguentará jogar todas as partidas no ano.

Para o ataque, ainda, existe a possibilidade de um retorno de Robinho ao time de Vila Belmiro. O presidente Modesto Roma Jr. já declarou que procura um parceiro para auxiliar nos custos do salário do rei das pedaladas. O teto salarial do Santos hoje é de 200 mil reais e Robinho ganha mais que o triplo disso. A novela ainda terá alguns capítulos.

O time–base do Peixe para 2016 deverá ser o seguinte, no 4-2-3-1: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia e Renato; Lucas Lima, Geuvânio (Paulinho/Neto Berola) e Gabriel; Ricardo Oliveira. É um ótimo time, ainda mais se for considerado o entrosamento dos jogadores.

Com uma eventual saída de Geuvânio o esquema tático pode sofrer alterações e virar um 4-4-2, ofensivo ou defensivo dependendo do jogo: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Alisson (Rafael Longuine/Vitor Bueno/ Serginho), Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Gabriel e Ricardo Oliveira.

O Santos entra em 2016 favorito ao título do Paulista, mais uma vez, até por conta das presenças de São Paulo, Corinthians e Palmeiras na Libertadores e, com toda certeza, poderá brigar por voos mais altos no Brasileirão, que não vence há 12 anos (2004). Na Copa do Brasil a chave das primeiras três fases é moleza, mas ainda penso que, este ano, o Santos deveria ir disputar a Copa Sul-Americana.

Vamos aguardar…

Novo Uniforme              

O Santos encerrou seu contrato com a Nike e Netshoes em dezembro do ano passado e assinou com a Kappa para fornecedora de materiais esportivos. A nova camisa será apresentada em evento, em local a ser definido pela diretoria, no próximo dia 26 de janeiro. O Santos, por meio das redes sociais, lançou um teaser sobre como ficará a nova camisa e algumas fotos já vazaram.

Teaser SFC

Teaser lançado pelo Santos Futebol Clube em uma rede social (Foto: Reprodução/Facebook)

 

camisa_santos1

Possível nova camisa titular do Santos FC. (Foto: Reprodução)

 

santos2

Provável camisa 2 do Peixe (Foto: Reprodução)

E aí torcedor Santástico? Curtiu o novo manto?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s