Discografia Básica/Música/Rock

O divisor de águas do Van Halen

No começo dos anos 1980, o Van Halen já era uma das maiores bandas de rock do mundo. E, em 9 de janeiro de 1984, se tornaram oficialmente um fenômeno de popularidade. Foi nesta data que chegou às lojas o álbum 1984.

Reprodução

Reprodução

1984 é o disco mais popular da banda, que vendeu mais de 20 milhões de cópias. Só não atingiu o topo das paradas por o lugar mais alto ainda era ocupado por Thriller, de Michael Jackson. Mas passou cinco semanas na segunda posição. E marcou a transição do Van Halen de uma grande banda de hard rock para uma máquina de fazer hits.

O álbum contou com quatro hits de muito sucesso: “Jump”, “Panama”, “Hot for Teacher” e “I’ll Wait”, mostrando uma clara tendência pop da obra, vitaminada pelo uso de teclados e sintetizadores, muito populares na época.

Fazendo jus à sua formação como pianista, Eddie Van Halen abre o álbum tocando o sintetizador por mais ou menos um minuto. E prepara o ouvinte para o megahit “Jump”, que inundou as rádios nos meses seguintes.

Mas nem tudo foi novo. O Van Halen dos primeiros álbuns, festeiro e mais pesado, também estava lá, com “Panama” e “Hot for Teacher”. E a fórmula de sucesso que combinava os vocais carismáticos de David Lee Roth, a guitarra perfeita de Eddie Van Halen, a bateria matadora de Alex Van Halen e o baixo preciso aliados ao forte backing vocal de Michael Anthony se consagrou definitivamente.

O problema é que poucos resistem a um sucesso tão estrondoso. E foi justamente na turnê de 1984 que os ânimos se acirraram internamente na banda. Eddie Van Halen estava cansado do jeito espalhafatoso e aparecido de David Lee Roth. Já Lee Roth estava puto por Eddie ter gravado coisas fora da banda (como os solos de Beat It, de Michael Jackson) sem avisar os parceiros. E a briga pelo controle da banda terminou com a saída de David Lee Roth e a entrada de Sammy Hagar. Mas isso já é outra história…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s