Rock

O barítono dos anos 1990

O mundo do rock perdeu nesta sexta-feira (4) uma das vozes mais marcantes dos anos 1990. Morreu, aos 48 anos, de causas ainda não divulgadas, Scott Weiland, que se consagrou como vocalista do Stone Temple Pilots e também teve uma passagem marcante pelo Velvet Revolver.

Nasceu Scott Richard Kline em 27 de outubro de 1967. Adotou o Weiland aos cinco anos de idade, quando foi adotado pelo segundo marido da sua mãe. David Weiland.

Em 1986, decidiu formar uma banda ao ver um show do Black Flag ao lado do futuro companheiro Robert DeLeo. O primeiro álbum, Core, veio seis anos depois. E a consagração também. Além de Plush, acima, o álbum rendeu vários singles que consolidaram o grupo como um dos maiores do início dos anos 1990.

Mas, claro, com a fama, também vem a tentação das drogas. E Weiland sucumbiu. O consumo de drogas pesadas e álcool marcou a trajetória musical de Scott Weiland com os Stone Temple Pilots, que durou até 2002.

Entre Stone Temple Pilots, vencedores de dois Grammys por Melhor Performance Hard Rock (por Plush, em 1994, e Down, em 2001), e Velvet Revolver, Scott Weiland ajudou a vender mais de 44 milhões de discos em todo o mundo.

Considerado um dos vocalistas mais importantes dos anos 90, lançou também quatro discos solo, um de versões e atuou com o restante do The Doors num especial da VH1. Voltou ao STP em 2008, onde ficou até 2013, de onde saiu brigado com os ex-companheiros, envolvendo justiça e tudo.

Nos últimos anos, criou uma nova banda, os Wildabouts, com quem estava em turnê quando morreu.

Foi um grande vocalista. Se maneirasse nas drogas, poderia ter sido um artista ainda maior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s