Brasileiro/Futebol

Justiça é feita e Ralf ergue a taça do hexa

Mais uma vez colocamos em discussão os critérios da idolatria no futebol. Normalmente, o ídolo de um time é o jogador mais talentoso, o craque, o cara que lidera grandes conquistas. Mas sempre existem exceções na vida. No Corinthians, ainda mais. Claro que na história alvinegra existem muitos ídolos que seguem o padrão, como Rivellino (mesmo sem ter conquistado um título sequer), Sócrates, Zenon, Marcelinho Carioca, Ronaldo, Tévez, entre outros. Mas a garra e a identificação com a torcida alvinegra fazem de jogadores como Wilson Mano, Ezequiel, Zé Elias, Zé Maria, Biro-Biro, Basílio, por exemplo, ídolos igualmente respeitados. É o caso de Ralf, o capitão que ergueu a taça do sexto título brasileiro neste domingo, após uma atuação perfeita e a histórica goleada no clássico contra o São Paulo, por 6 a 1 (poderia ser sete, se o pênalti defendido por Cássio valesse como um gol), na Arena Corinthians.

Foto: Folhapress

Foto: Folhapress

Tite fez um rodízio de capitães durante toda a temporada, como já havia feito em outras conquistas à frente do Timão. E a dúvida sobre quem seria o responsável pelo gesto que ficará eternizado durou até o jogo contra o Vasco. O treinador anunciou, ainda no gramado de São Januário, que caberia ao camisa 5 a missão. Além do rodízio, a decisão de Tite faz uma justiça ao jogador e à sua história no clube.

Contratado junto ao Grêmio Barueri em 2010, o volante completou nesse domingo 351 jogos com a camisa alvinegra, um dos vinte jogadores com mais partidas pelo clube. Neste período, conquistou dois Brasileiros (2011/2015), uma Libertadores (2012), um Mundial (2012), uma Recopa (2013) e um Paulista (2013). Sempre aguerrido, tem uma enorme identificação com a torcida. Mas a marca mais impressionante de Ralf é o fato de nunca ter sido expulso. NUNCA!

Ralf é o tradicional volante  pit-bull protetor da defesa. Sua força na marcação fez de Ralf um dos pilares do Corinthians nos últimos anos. Chegou a ser convocado para a seleção brasileira, mas não teve muita sequencia com a amarelinha. Mano Menezes, responsável por sua contratação e por sua primeira convocação, chegou a dizer em uma entrevista que Ralf não sabia sair jogando e precisava evoluir nesse quesito. À época, o jogador ficou abalado com a declaração. Mas sabia, no fundo que era verdade. Precisava melhorar a saída de bola e o passe. Treinou e melhorou muito. Hoje, Ralf é responsável pelo início de muitas jogadas ofensivas do time, seja com lançamentos, passes, e até com avanços e dribles.

Ralf tem apenas 8 gols marcados com a camisa corinthiana, mas todos importantíssimos, como o marcado de cabeça nos acréscimos do jogo contra o Deportivo Táchira na estreia da Libertadores 2012, que garantiu o empate por 1 a 1. Foi o primeiro passo da conquista invicta da equipe. Outro gol marcante, também de cabeça, aconteceu no Brasileirão deste ano, na vitória por 2 a 0 contra o Fluminense, na Arena.

O volante passou por algumas dificuldades nesta temporada. Com problemas físicos e técnicos, chegou a ser sacado da equipe, dando lugar a Bruno Henrique e Christian. Quando todos esperavam uma crise de egos, Ralf mostrou seu grande caráter e apoiou os substitutos em favor do grupo. Mas os dois sofreram lesões e Ralf teve a chance de treinar, recuperar a forma e retomar a titularidade da equipe. Desde então, ninguém voltou a questionar sua condição no time principal. Com contrato a vencer no fim deste ano, Ralf negocia a renovação e seria justo se a diretoria cedesse nos dois anos pedidos pelo jogador para que o camisa 5 siga defendendo o Timão. Como essas negociações do futebol sempre envolvem outros interesses, tudo é possível, inclusive que Ralf deixe o clube. Mas por tudo que ele já fez pelo Corinthians, a única palavra que a torcida tem é “OBRIGADO!”

Anúncios

Um pensamento sobre “Justiça é feita e Ralf ergue a taça do hexa

  1. Pingback: COLINTHIANS | Fut 'n' Roll

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s