Brasileiro/Futebol

O mito e o tempo

Já foi dito aqui algumas vezes que a decisão de se aposentar no futebol é sempre complicada. Especialmente no caso de Rogério Ceni, que tem 25 anos de São Paulo e uma carreira muito bem sucedida a ponto de ser apontado como maior jogador da história do clube.

E o fato de ser praticamente a encarnação do espírito são-paulino coloca o veterano goleiro como principal alvo de críticas e da alopração dos rivais. Especialmente em dias como este domingo (27), quando o São Paulo fez um grande clássico contra o Palmeiras, dominou as ações, não deixou o adversário jogar, mas cedeu o empate nos últimos segundos de jogo em uma falha justamente de Rogério, que, ao tentar sair jogando, errou o passe, que caiu nos pés de Robinho e, após um belo chute de cobertura, morreu mansamente nas redes tricolores.

Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

Uma das várias virtudes de Rogério Ceni é o de não se esconder, nos bons e maus momentos. E, no dia seguinte à falha, ele enfrentou a imprensa na entrevista coletiva do dia.

O problema não é a conduta do goleiro fora do campo. Não que as renovações de contrato e as falhas que se tornam mais frequentes com o passar da idade, a queda de reflexos e a redução na elasticidade dos músculos vão arranhar a história pra lá de vencedora de Rogério Ceni no São Paulo. Até porque essas falhas não causam raiva na torcida, mas tristeza. Por ver que o mito, por mais mito que seja, tem o seu lado humano. E fraqueja.

E acabando expondo o maior ídolo da história de um clube a um desgaste desnecessário. E mitos, como certa vez disse o próprio Rogério, devem ser preservados. Encerrar a carreira com um título seria sensacional, especialmente para uma carreira tão vencedora como a de Ceni. Infelizmente, o panorama político interno do clube parece não permitir isso.

Por isso, mais do que a busca por títulos e ampliação de recordes que já devem durar muitos e muitos anos, o que Rogério Ceni deve priorizar agora é a preservação de uma bela história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s