Discografia Básica/Rock

Blood Sugar Sex Magik, o divisor de águas no Red Hot Chili Peppers

No fim da década de 1980, o Red Hot Chili Peppers conheceu o sucesso, graças ao seu quarto álbum, Mother’s Milk, o primeiro com Chad Smith na bateria e John Frusciante na guitarra. O álbum foi um grande sucesso comercial, vendendo mais de cinco milhões de cópias, mas também foi marcado por muitas turbulências na gravação, especialmente entre Frusciante e o produtor Michael Beinhorn, que queria riffs de guitarra mais próximos do heavy metal, o que não agradava ao guitarrista.

Dois anos depois, Frusciante seguiu no Chili Peppers, mas o grupo trocou de produtor. Rick Rubin assinaria o próximo álbum do grupo, que se tornaria um dos mais aclamados do rock alternativo. Blood Sugar Sex Magik foi lançado em 24 de setembro de 1991 e alçou a banda ao sucesso mundial. O funk rock de Los Angeles finalmente alcançaria o topo das paradas.

Reprodução

Reprodução

Um sóbrio Anthony Kieds escreveu músicas com insinuações sexuais, referências a drogas e a morte, assim como alguns relacionamentos frustrados com as mulheres. O fato de estar sóbrio também interferiu no relacionamento com o baixista Flea e o guitarrista John Frusciante, que ainda tinham um estilo de vida, digamos, mais selvagem. Isolado no grupo, Kieds concebeu a letra do maior sucesso do álbum, e, possivelmente, da história da banda, “Under the Bridge”.

O vocalista começou a refletir sobre os três anos de sobriedade durante uma viagem para casa a partir de um ensaio. Em estado depressivo, ele refletiu sobre o ponto baixo de seu vício. Ele lembrou de um relacionamento com uma mulher disposta a lhe dar amor, enquanto ele preferia comprar drogas debaixo de uma ponte. Pensando neste período e sentindo um pouco distante de seus companheiros de banda, Kiedis escreveu “Under the Bridge” para passar a sensação de que a cidade natal de Los Angeles foi a única a olhar por ele.

Quanto ao som, a banda achou o meio termo entre as guitarras pesadas de Mother’s Milk com o suingue do funk dos primeiros trabalhos. Isso fica bem claro nos outros sucessos de Blood Sugar Sex Magik, como “Suck My Kiss”, “Give it Away”.

“Breaking the Girl” foi outro sucesso que impulsionou o álbum nas rádios do planeta. A letra fala sobre os relacionamentos em constante mudança de Anthony Kiedis e mostra o temor que ele sentia de se tornar um mulherengo como seu pai.

No total, Blood Sugar Sex Magik vendeu 19 milhões de cópias.

Claro que o sucesso também gerou consequências. Em 1992, durante a turnê do álbum, John Frusciante não aguentou o tranco e saiu do Red Hot Chili Peppers, para onde só voltaria em 1998 para o sucesso Californication.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s