Futebol/Latinoamericano/Seleções

Brasil perde e se complica na Copa América

Todos nós sabemos que a Seleção de Dunga depende única e exclusivamente da qualidade de Neymar. Mas no jogo de ontem, na fria Santiago, contra o bom time da Colômbia, isso ficou ainda mais aparente.

Neymar não foi bem. Aparentou estar extremamente avoado, talvez até pensando em possíveis consequências do processo em que foi acusado de corrupção e fraude juntamente com seu Pai, o Barcelona e seus dirigentes por meio da justiça Espanhola, por conta de sua transferência em 2013 ao clube catalão. O nervosismo e a falta de ousadia de Neymar contaminou a seleção, que foi facilmente dominada na primeira metade da partida.

O gol, marcado pelo zagueiro Murillo demonstrou, mais uma vez, a desorganização do setor defensivo de Dunga. Tudo piorou quando Neymar, após ótima cabeçada realizada por ele mesmo na pequena área, em nítido desespero para empatar o jogo, tentou empurrar a bola para o fundo das redes com a mão, no rebote da ótima defesa, à queima roupa, do goleiro Ospina. Isso lhe custou o segundo amarelo, em dois jogos, o que o tira do jogo de domingo contra a Venezuela.

A partir daí Neymar se enervou ainda mais com a arbitragem. A cada falta marcada contra o Brasil, o capitão brasileiro e outros jogadores esperneavam contra o árbitro chileno.

2015-06-18t020407z_1772855043_tb3eb6i05ql6u_rtrmadp_3_soccer-copa-m11

Neymar tirando satisfação com Murillo, após ter levado um pisão do zagueiro colombiano. Foto: Reuters

O Brasil voltou diferente para o segundo tempo. Até por conta da entrada de Philipe Coutinho na vaga do fraco Fred. Manteve a posse de bola maior, assim como já havia sido no primeiro tempo, só que, enfim, conseguia realizar algumas infiltrações na zaga colombiana.

Mas os erros excessivos erros de passes e intranquilidade ainda imperavam.

A maior chance do empate ficou nos pés do atacante Firmino. O autor do gol Murillo recuou fraco para o goleiro Ospina e o volante corintiano Elias, em sua única contribuição ao jogo, fez pressão pra cima do goleirão que se complicou e, no bate-rebate da divida, a bola sobrou livre, leve e solta para Firmino, com o gol TOTALMENTE aberto, isolar.

Neste lance ficou nítido que não era o dia do Brasil.

A Colômbia especulava nos contra-ataques e assustou, especialmente, com o melhor em campo Cuadrado. O jogador do Chelsea, além da boa presença ofensiva, com velocidade e bons dribles, foi um leão na marcação pelo lado direto da defesa colombiana.

No fim, James Rodriguez, apagadíssimo no jogo, quase marcou o segundo gol num chute cruzado da entrada da área.

Como tudo aquilo que está ruim ainda pode piorar, no apito final, Neymar chutou a bola nas costas de Armero, o zagueiro Murillo foi tirar satisfações com o atacante do Barcelona e quase levou uma cabeçada. O atacante Carlos Bacca viu a cena e empurrou Neymar gerando um princípio de confusão generalizada, que terminou com os dois expulsos, após o final da partida.

Pior para o Brasil que não poderá contar com sua estrela maior no próximo jogo e numa eventual quartas de final, caso se classifique. Além disso, Neymar deverá ir a julgamento também no tribunal esportivo podendo levar um gancho maior e pode não mais jogar a Copa América.  Tudo dependerá do que for descrito na súmula pelo árbitro.

chile_soccer_copa_ame_amar1

Confusão entre Neymar e Vacca já no apito final do jogo. Foto: Silvia Izquierdo / AP

O prejuízo foi tremendo e Dunga terá muito trabalho até domingo para juntar os cacos e buscar um substituto para seu capitão e craque.

Foi a primeira derrota de Dunga, em 12 jogos. Veremos como isso será administrado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s