Música/Rock

Do sonho de Keith Richards para a história

Em 12 de maio de 1965, os Rolling Stones entravam no estúdio para gravar uma parte importante da história do rock. Apenas três semanas após Keith Richards escrever alguns acordes que se tornariam dos mais conhecidos da história da música, o grupo concebeu “Satisfaction”, que mudou para sempre a trajetória de uma banda inglesa conhecida apenas por fazer bons covers de R&B.

Reprodução

Reprodução

Tudo começou quando Keith Richards dormia em um hotel da Flórida e sonhou com uma música. Acordou, gravou o que registrara na memória e voltou a dormir. No dia seguinte, além do famoso riff, havia roncos na fita cassete.

“Satisfaction” foi lançada como single do álbum Out of Our Heads e foi a primeira música dos Stones a ir para o topo das paradas de sucesso.

Inicialmente, era para ser uma canção acústica. Quando foram trabalhar na canção nos estúdios RCA, em Hollywood, os Stones conheceram o arranjados Jack Nitzsche, que havia trabalhado com um guitarrista de jazz chamado Billy Strange. Este usava um pedal efeitos chamado Fuzz-Tone, que aproximava o som da guitarra ao som de metais, como trompete ou tuba. Nitzsche mostrou o pedal a Keith Richards. E a história foi escrita.

Em 50 anos, “Satisfaction” foi regravada por inúmeras bandas. Algumas versões ficaram bem inusitadas, como a da banda Devo.

As novas gerações conhecem a versão de Britney Spears, quando ela era ainda uma quase inocente recém saída da adolescência.

Mas muitos e muitos outros artistas gravaram esta canção, que é um dos maiores clássicos do rock.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s