Brasileiro/Entrevistas/Futebol/Música/Rock

Fotógrafo, roqueiro e corinthiano – as multifacetas de Daniel Augusto Jr.

Quem acompanha o noticiário esportivo com frequência, em especial do Corinthians, sabe bem quem é Daniel Augusto Jr. Torcedor do time, ele tem o privilégio de ser o repórter fotográfico oficial do clube desde 2008. Mas Daniel tem um lado que poucos conhecem: a paixão pelo Rock.

“Acho que desde que me conheço por gente…(rsss…). Havia uma revista na década de 60 chamada “Intervalo”. Um dia, num pé de página veio uma notícia de que um grupo de “quatro rapazes” com cabelos compridos estava fazendo muito sucesso na Inglaterra. De lá para cá quiz saber de tudo sobre eles, The Beatles, e a coisa não parou mais”, afirma Daniel Augusto Jr, em entrevista exclusiva ao Fut’n’Roll.

 

Foto: Lobão Martins

 

Do fanatismo pelos Beatles aos primeiros acordes numa guitarra, foram alguns cliques. A música virou um hobby, mas está sempre presente na vida de Daniel. “Nunca cheguei a ser um músico profissional, mas tenho bom ouvido e ajuda animar as festas, às vezes…”. E num job em que fotografava a banda Creedence Maniac’s Tribute Band, surgiu a oportunidade de dar uma canja num set list digno dos clássicos de Liverpool. Daniel não decepcionou e deixa no ar a possibilidade de ampliar sua atuação artística “Existe uma idéia de formalizarmos um set Beatles em meio às apresentações deles, tudo muito novo e embrionário que precisa ser melhor conversado. Não sou profissional, eles sim. Precisaria ensaiar muito mais. Vamos ver…”

 

Daniel Augusto Jr. fotografou e eternizou o gol de Tupãnzinho que garantiu o primeiro título Brasileiro do clube, em 1990, e que completa 25 anos.  Anos mais tarde tornou-se o responsável por registrar tudo o que acontece nos treinamentos, jogos e viagens do time. Nesse período já lançou oito livros com as imagens que marcaram o período mais vitorioso da história centenária: “Corinthians – Eu Voltei – As Melhores Imagens de 2008”; “Corinthians Campeão Paulista 2009 – Invicto e Fenomenal”; “Copa do Brasil – Do Inferno ao Paraíso”; “Pentacampeão – o Mais Corinthiano de Todos Os Brasileirões”; “#ganhamuito! – Corinthians”; “Libertados – Campeão da Libertadores Invicto 2012”; “Bicampeão do Mundo”; e “Obrigado Tite – As cinco pontas de uma estrela”.

Mas como o assunto hoje é música, bora acompanhar o bate-papo e curtir um ótimo som…

Fut’n’Roll – Salve Daniel, já falamos algumas vezes aqui no Fut’n’Roll sobre seu brilhante trabalho como fotógrafo oficial do Corinthians. Mas hoje a conversa é sobre música. Como surgiu sua paixão pelo rock?

Daniel Augusto Jr. – Acho que desde que me conheço por gente…(rsss…). Havia uma revista na década de 60 chamada “Intervalo”. Um dia, num pé de página veio uma notícia de que um grupo de “quatro rapazes” com cabelos compridos estava fazendo muito sucesso na Inglaterra. De lá para cá quiz saber de tudo sobre eles, The Beatles, e a coisa não parou mais. Na época como todo mundo tive uma banda de curtição, nada profissional.

 

FnR – Além dos Beatles, quais são suas principais referências musicais?

DJR – Junto com os Beatles e até um pouco antes, já havia Bob Dylan, The Mammas and Papas, Peter, Paul and Mary, e, é claro, Rolling Stones. Gostava também da música que os americanos inventaram para frear a onda beatlemaníca que invadia a América, a surf music. Adorava os Beach Boys e The Ventures. No Brasil, as primeiras bandas que eu gostei foram The Jordans, The Jet Blacks e algumas músicas dos The Clevers que mais tarde, viraram Os Incríveis. O saxofonista Manito tocava muuuuuito. Gosto muuuuuito de música caipira de raiz como Tonico & Tinoco e Tião Carreiro & Pardinho. Já tive uma viola de dez cordas que acabou quebrando. Ainda compro outra. Um nome do rock nacional que adoro é a Cássia Eller

 

FnR – E quando você começou a tocar?

DJR – Um dia, em mil novecentos e alguma coisa, eu havia tomado um pé na b…de uma namorada. Um grande amigo, Nilton Carvalheiro, que tocava bem violão me levou para a casa dele dizendo: “Acaba essa choradeira, vem aqui vou te ensinar a tocar violão para você esquecer a namorada”. E me ensinou os primeiros acordes de “I Need You” que são bem fáceis. De lá para cá não parei. Nunca cheguei a ser um músico profissional, mas tenho bom ouvido e ajuda animar as festas, às vezes…(rss…).

Foto: Lobão Martins

 

FnR – E hoje em dia é verdade que você tem uma banda e costuma se apresentar, sempre com repertório dos Beatles? Fala um pouquinho desse projeto, quem são os seus parceiros?

DJR – Hahahahahah…hahahahaha….EU NÃO TENHO UMA BANDA!!! Hahahaha…hahahaha… O que eu tenho são amigos generosos, boa gente, gentis que me deixam tocar com eles, o Creedence Maniac’s Tribute Band. Conheci o Mauro Proença via Facebook. Conversa vai, conversa vem, ele me fala que precisava fazer fotos da nova formação da banda e eu me ofereci para fazer, em troca de assistir aos ensaios. Quando terminávamos a sessão de fotos, para descontrair, eu pegava uma guitarra ou um violão e começava tocar Beatles. Daí veio meu aniversário e eles gentilmente abriram um set de Beatles em meio ao Creedence que eles tocam divinamente. Eu sou só agradecimento ao Conrado Soares (bateria); Mauro “Fogerty” Proença (crooner); nosso maestro Robson Duarte (baixo); Sérgio Person (guitarra) e Thiago Martins (guitarra). Nada profissional, apenas curtição. Por enquanto…

 

FnR – Como concilia a vida de fotógrafo com a de músico?

DJR – Não preciso. Ensaio sempre em horários de folga, como curtição e passa tempo mesmo. Existe uma idéia de formalizarmos um set Beatles em meio às apresentações deles, tudo muito novo e embrionário que precisa ser melhor conversado. Não sou profissional, eles sim. Precisaria ensaiar muito mais. Vamos ver…

 

FnR – Como anda a agenda de apresentações?

DJR – Não tem agenda de apresentações por enquanto… Eles o, Creedence Maniac’s Tribute Band, sim (https://www.facebook.com/CreedenceManiacs?fref=ts).

Daniel e os amigos da banda Creedence Maniac’s Tribute Band. Foto: Facebook

 

FnR – Você é um beatlemaníaco declarado. Os Beatles são um fenômeno mundial de sucesso, talento, carisma e fanatismo. Consegue projetar como seria a vida dos Beatles com o excesso de informação que temos hoje na mídia e redes sociais?

DJR – Não sei se seria muito diferente porque você mesmo explicou acima: Talento, Carisma. É impressionante como as músicas dos Beatles cativam dos menores aos maiores. É difícil achar uma pessoa que não goste deles. Se bem que tenho um grande amigo, Guilherme Prado, que disse que “…os Beatles são um Restart com mídia…”….na pura sacanagem. Ou seria verdade? Prefiro não entrar no mérito, ligar o som e escutar “While My Guitar Gently Weeps”, com uma Guiness nas mãos…(kakakakaka….kakakakakka…).

 

FnR – Hoje em dia, qual banda de rock te agrada mais, seja no Brasil ou no exterior?

DJR – Não mudei muito meu gosto musical. Não gosto muito de rock nacional: Rita Lee, Ultraje à Rigor, Mutantes e para por aí. Quando os Beatles acabaram, comecei escutar Crosby, Steels, Nash and Young e hoje tenho tudo do Neil Young, ganhei seu livro da minha mulher, comprei um songbook e toco algumas coisas dele. Ele é The Best. Gosto muito das músicas da Motown; Eric “The White God” Clapton; Creedence Clearwater Revival. E tem um southern rock descoberto recentemente, indicado pelo Mauro Proença, o fantástico Blackberry Smoke. Sem esquecer nunca dos Rolling Stones. Keith Richard é outro Deus! Charlie Watts, idem.

 

FnR – Para terminar, se você pudesse escolher uma única música para tocar junto com o Paul McCartney,  qual seria e por quê?

DJR – Como o Paul não sei. Mas já que estamos falando no terreno do sonho impossível, tocaria “While My Guitar Gently Weeps” ou “If I Need Someone” ou ainda “Don’t Bother Me” com o George Harisson. E o por quê???? Ora: São os The Beatles. No more questions!!! Hahahahaha…hahahahahaha…

 

5 pensamentos sobre “Fotógrafo, roqueiro e corinthiano – as multifacetas de Daniel Augusto Jr.

  1. Pingback: Creedence Maniac’s – a banda tributo que honra o legado do Creedence Clearwater Revival | Fut 'n' Roll

  2. Ao Senhor Lobão fui a festa do Daniel e voce tirou muitas fotos sou mãi dele e gostaria de velas aqui por favor se não for muito trabalho ME MOSTRE obrigada e aguardo!!!!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

