Brasileiro/Futebol

7 minutos

Cá estou eu novamente sem nenhuma inspiração para falar de futebol e as relações intrínsecas que delimitam a complexa (e paradoxalmente simples) realidade deste nobre esporte. Para ajudar – ou complicar – ainda mais, coloquei na minha cabeça dura que tenho apenas sete minutos para escrever. Agora são 21h05 min e terminarei estas malfadas linhas às 21h12 min.

Destacar o que? Falar sobre qual assunto? Gostaria de ressaltar como tudo está engolido por um esquema comercial e materialista, que visa apenas o lucro imediato e pretere a humanidade do futebol, relevando aos escombros do esgoto a formação dos ídolos para o torcedor, fator primordial para alguém apegar-se ao esporte até a alma.

A velha história da identificação com o clube, que a globalização enxotou para o setor das “verdades que já parecem engodos”, tamanha é a discrepância entre o passado e o presente.

Mas tudo é a repetição do que já foi dito, inclusive com palavras diferentes. Tenho apenas mais quatro minutos. Serei mais conciso. E útil.

Diante do marasmo que nos assola, prefiro render uma singela homenagem ao meu avô, de 90 anos. Homem simples e honesto que acompanha o time de coração e não se interessa pelos bastidores e todos os esquemas podres que cercam as quatro linhas hoje em dia.

Alguns dizem que a ignorância é uma bênção. Mas neste caso, isso não se aplica a este senhor idoso. Digamos que ele escolheu ficar no limiar da sujeira e tentar apreciar apenas a partida. Se algo está errado e o motivo envolve a máquina imunda futebolística, ele escuta o meu alerta, balança a cabeça e apenas diz: “As coisas irão melhorar”.

Sábio sujeito o meu avô, que se apega às lições do passado, à paixão longínqua do futebol e constrói a própria inaptidão para desprezar as bestas e manter íntegra a realidade da partida que sempre conheceu, aquela em que o único interesse é simplesmente a bola. 21h12 min. Hora de parar de escrever. E escutar quem realmente tem o que dizer.

Deixe um comentário

