Hall da Fama/Música/Rock

Os 80 anos de Elvis Presley

Este oito de janeiro marca uma data especial. Se Elvis Presley estivesse vivo, completaria 80 anos em 2015. Mas sua trajetória foi interrompida em 16 de agosto de 1977, quando tinha apenas 42 anos e já com uma carreira decadente e uma vida pessoal recheada de problemas e drogas.

Para celebrar a data, foi lançado um novo site oficial do cantor com um banco de dados bem abrangente sobre a vida e a carreira de um dos maiores ícones da história não só do rock, mas da cultura mundial.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

E não dá para deixar a data em branco. Poucas pessoas conseguem se manter relevantes na história 38 anos depois de sua morte. Elvis Presley foi o homem que escreveu a cartilha do estrelato. Não foi o primeiro a fazer sucesso, mas foi o que melhor juntou todas as qualidades dos grandes artistas da época para se tornar o mais completo deles.

Elvis passou a ditar a moda e o comportamento dos jovens. Programas de TV conservadores se adaptaram para poder contar com o astro, como o Ed Sullivan Show, que filmava as performances apenas da cintura para cima porque seus diretores achavam que os momentos da pélvis de Elvis eram muito quentes para sua audiência, especialmente após a apresentação dele no programa em agosto de 1956.

Elvis também foi o primeiro a fazer sucesso na música e no cinema. Estrelou mais de 30 filmes, começando em 1956 com Love Me Tender e atingindo um sucesso ainda maior no ano seguinte, com Jailhouse Rock.

Quando parecia que a decadência havia chegado, soube reerguer sua carreira em 1968 com um especial de TV vestido com sua tradicional jaqueta de couro e relembrando a todos porque era o rei do rock.

Com o retorno triunfal aos palcos, Elvis também inaugurou uma nova era no showbiz. Por sete anos, a partir de 1969, fez mais de 700 shows, todos lotados, em Las Vegas, tornando-se também o rei da cidade.

Enfim, Elvis Presley não inventou o rock ‘n’ roll, mas foi o homem que influenciou todos que vieram depois, de Bob Dylan a Justin Bieber. O Spotify fez um infográfico bem legal mostrando isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s