Europeu/Futebol

O novo crime do Basel na Inglaterra

A última rodada da fase de grupos da Champions League começou nesta terça-feira (9) com dois jogos já valendo como se fosse mata-mata.

Pelo grupo C, Monaco e Zenit duelaram na França para ver quem faria companhia ao Bayer Leverkusen nas oitavas de final. Em mais um jogo bem meia boca, como foram todos deste grupo, os franceses venceram por 2 a 0 e garantiram a vaga.

Já o Liverpool viveu uma grande decisão contra o Basel. Apesar de jogar em Anfield, os suíços não se intimidaram com o ambiente e tomaram conta das ações. Foram premiados aos 25 minutos, com um belo gol do centroavante Fabian Frei.

Foto: UEFA

Foto: UEFA

A missão do Liverpool ficou ainda mais difícil ao quinze do segundo tempo, quando Markovic foi expulso. Os Reds pressionaram, mas pouco ameaçaram o gol dos suíços. Skrtel deu um chute perigoso aos 23. E foi só. O time suíço soube controlar o ímpeto do adversário adiantando sua marcação e evitando que o Liverpool armasse suas jogadas.

Até que, aos 35, Sterling sofreu falta na entrada da área e Gerrard bateu com perfeição. Com o time da casa precisando de apenas um gol, a partida ganhou um tempero bem apimentado. Aos 40, Henderson quase virou em uma cabeçada desviada que quase enganou o goleiro.

Mignolet também trabalhou. Aos 45, o Basel puxou um contra-ataque e obrigou o bom goleiro belga a fazer grande defesa. Nos acréscimos, os Reds tomaram a área suíça e tentaram muito o gol da redenção na base do abafa. Mas, com muita inteligência, os suíços seguraram o placar e a classificação para o mata-mata.

O Basel volta a eliminar um clube inglês na fase de grupos. Há um ano, venceu o Chelsea por 2 a 1 em Stanford Bridge e colocou os blues no caminho do título da Liga Europa.

Na outra partida do grupo, o já classificado Real Madrid não teve dificuldades para vencer o Ludogorets por 4 a 0. Cristiano Ronaldo (72º na Champions League), Bale, Arbeloa e Medrán fizeram os gols.

Foto: UEFA

Foto: UEFA

Pelo grupo A, a Juventus recebeu o Atlético de Madrid com uma pequena chance de ser eliminada. Bastava apenas um empate para a Vecchia Signora avançar às oitavas. Com uma formação que privilegia a posse de bola e os cruzamentos para o centroavante Llorente, o campeão italiano pouco ameaçou os colchoneros, que apostaram nos contra-ataques e quase surpreenderam Buffon por duas vezes. Ainda assim, o primeiro tempo terminou sem gols.

Como na outra partida da chave o Olympiacos vencia o Malmo, a Juventus voltou a campo precisando mais do que nunca de ao menos um ponto no jogo. Quase marcou aos nove minutos, mas Pogba foi bem bloqueado pela defesa do Atlético.

No fim das contas, a Juve se satisfez com o 0 a 0 e a classificação. De ruim, o fato de que pegou o segundo lugar na chave, o que deve colocar um jogo bem complicado logo nas oitavas de final.

Outro destaque vai para o Arsenal, que venceu bem o Galatasaray na Turquia, por 4 a 1, com três gols marcados no primeiro tempo, com Podolski e dois de Ramsey. Podolski ainda marcou outro no segundo tempo.

Foto: Ozan Kose/Getty Images/UEFA

Foto: Ozan Kose/Getty Images/UEFA

Apesar do bom resultado, os Gunners ficaram em segundo lugar no grupo D, já que empatou em pontos com o Borussia Dortmund, que se igualou com o Anderlecht em casa por 1 a 1, mas perde a liderança da chave nos critérios de desempate.

Resultados dos jogos de terça-feira (9) da Champions League:

Grupo A
Juventus (classificado em 2º) 0 x 0 Atlético de Madrid (classificado em 1º
Olympiacos (classificado à Liga Europa) 4 x 2 Malmo

Grupo B
Real Madrid (classificado em 1º) 4 x 0 Ludogorets
Liverpool (classificado à Liga Europa) 1 x 1  Basel (classificado em 2º)

Grupo C
Monaco (classificado em 1º) 2 x 0 Zenit (classificado à Liga Europa)
Benfica 0 x 0 Bayer Leverkusen (classificado em 2º)

Grupo D
Galatasaray 1 x 4 Arsenal (classificado em 2º)
Borussia Dortmund (classificado em 1º) 1 x 1 Anderlecht (classificado à Liga Europa)

Classificação da fase de grupos da Champions League 2014/2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s