Basquete/NBA

Temporada da NBA começa com dois clássicos no Oeste

Depois das merecidas férias e de uma pré-temporada agitada dentro e fora das quadras, com grandes movimentações no mercado e intenso trabalho dos técnicos para dar o melhor condicionamento físico aos atletas aguentar os 82 jogos da temporada regular e aprimorar as formações ofensivas e defensivas de cada time, começa hoje a temporada 2014-2015 da NBA, que promete ser uma das mais equilibradas dos últimos tempos.

E pra chegar, chegando, muita rivalidade e tradição estarão em quadra nesta noite. Primeiro com o atual campeão San Antonio Spurs, que recebe o Dallas Mavericks. Os dois times texanos já se enfrentaram 160 vezes na história, com 96 triunfos dos Spurs e 64 dos Mavs. Recentemente, confrontos emocionantes nos playoffs acirraram ainda mais a rivalidade regional. Foram seis enfrentamentos na fase de mata-mata desde 2001, com os Spurs vencendo quatro vezes (2001, 2003, 2010 e 2014) e os Mavs eliminando o adversário outras duas vezes (2006 e 2009).

O clássico do Texas foi definido em 7 partidas no ano passado. O triunfo impulsionou os Spurs ao quinto título da NBA. Foto: Getty Images

No ano passado, o time do técnico Greg Popovich havia feito a melhor campanha e enfrentou logo na primeira fase dos playoffs o Dallas, oitavo colocado na Conferência Oeste. Quem imaginou que os Spurs massacrariam, se enganou redondamente. O duelo foi emocionante e decido apenas no sétimo jogo. Inclusive, foi a única disputa da campanha do título de 2014 em que o San Antonio precisou de sete partidas nos playoffs (nos outros duelos fez 4-1 no Portland; 4-2 no OKC Thunder; e 4-1 no Miami Heat).

Outra partida de muita história na Conferência Oeste será entre Houston Rockets e Los Angeles Lakers. Ao longo dos anos, as equipes já se enfrentaram 237, com ampla vantagem dos Lakers (133 vitórias, contra 69 derrotas). Em playoffs, já ocorreram oito confrontos, com cinco triunfos dos californianos (1990, 1991, 1999, 2004 e 2009) e três dos texanos (1981, 1986 e 1996). O duelo já contou com disputas eletrizantes entre os eternos astros Magic Johnson e Hakeem Olajuwon.

Magic Johnson e Hakeem Olajuwon brilhavam nos duelos entre Lakers e Rockets nos anos 90. Foto: Getty Images

A rodada de abertura da NBA ainda terá nesta terça-feira o confronto entre Orlando Magic e New Orleans Pelicans. Amanhã, outros duelos clássicos, como Chicago Bulls x New York Knicks; Philadelphia 76ers x Indiana Pacers; e Washington Wizards x Miami Heat. Preparem-se para as emoções!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s