Futebol/Latinoamericano

A morte da zebra paraguaia

Há uma semana, o modesto Deportivo Capiatá, time paraguaio fundado em 2008 e na primeira divisão paraguaia desde 2012, assombrou o mundo do futebol ao vencer o tradicional Boca Juniors em plena La Bombonera por 1 a 0, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul Americana.

É bem verdade que o Boca não possui um time de acordo com suas tradições e passa por uma longa fase de transição após vencer tudo por muitas vezes na década passada. Ainda assim, foi um feito e tanto para um time que saiu de divisões regionais no Paraguai para a disputa de um torneio continental.

Com a vantagem do empate no jogo de volta nesta quinta-feira (23), o Capiatá foi a campo para se defender. Muitas vezes de maneira até violenta em excesso. O Boca, sem muita criatividade, ao menos frequentava a área dos anfitriões com certa frequência.

Tantas visitas ao goleiro adversário acabaram premiadas aos 28 minutos, quando Calleri empurrou para as redes na saída do goleiro Franco.

A partir daí, o time comandado por Arruabarrena esbarrou na sua própria meia-boquice. Até criou chances para liquidar o confronto no tempo normal, mas foi extremamente incompetente nas finalizações. E a decisão foi para as penalidades. E nas cobranças brilhou o goleiro Orión, que salvou o conjunto xeneize defendendo duas batidas e vendo uma ir para a fora. Os argentinos erraram por duas vezes e estiveram muito próximos da eliminação.

Com a vaga assegurada, o próximo desafio do Boca Juniors será novamente contra um time paraguaio, mas dessa vez muito mais tradicional: o Cerro Porteño. Se o Boca passar e o River Plate eliminar o Estudiantes, teremos um Superclásico nas semifinais da Sula.

Foto: La Nación

Foto: La Nación

Mas o Boca Juniors terá que jogar muito mais para isso. O time se apoia mais no peso da sua camisa do que na qualidade dos seus jogadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s