Europeu/Futebol

Campeão da Liga Europa disputará edição seguinte da Champions League

A UEFA comunicou nesta terça-feira (21) o formato das competições organizadas pela entidade até o ano de 2018. E a principal novidade está no fato de o campeão da Liga Europa ter vaga garantida na edição seguinte da Champions League.

O mesmo já ocorre na América do Sul, onde o campeão da Copa Sul Americana também garante vaga na edição seguinte da Copa Libertadores.

O campeão da Liga Europa irá disputar a fase de playoffs da Champions League para tentar cavar um lugar na fase de grupos do torneio entre clubes mais importante do planeta. Caso o clube consiga a vaga na fase de grupos diretamente por meio do campeonato nacional, obviamente, não disputará o mata-mata prévio.

Com isso, o número máximo de clubes por país na Champions League passa a ser de cinco. Isso seria possível caso o campeão da Liga Europa ou da Champions League seja de um dos três países melhores colocados no ranking da UEFA (atualmente Espanha, Inglaterra e Alemanha) e esse clube não seja um dos quatro primeiros colocados da sua liga nacional.

Caso o campeão da Champions League e da Liga Europa sejam do mesmo país e nenhum desses times termine o campeonato nacional entre os quatro primeiros, o quarto colocado no campeonato perderia a vaga na Champions e iria para a Liga Europa.

Se a medida valesse para esta temporada, por exemplo, a Espanha teria cinco países na disputa da Champions League: Atlético de Madrid (campeão espanhol), Barcelona (vice), Real Madrid (campeão da Champions League e 3° em La Liga), Athletic Bilbao (4° em La Liga) e Sevilla (campeão da Liga Europa).

Foto: AFP

Foto: AFP

A UEFA também já confirmou as datas do início da fase de grupos da próxima edição da Champions League, que vai começar em 17 e 18 de setembro de 2015. A final da temporada 2015/2016 será em 18 de maio de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s