Brasileiro/Futebol

A tranquilidade cruzeirense e 19 desesperados

Muricy Ramalho disse no começo do segundo turno que tirar o título do Cruzeiro seria muito difícil, já que  a equipe comandada por Marcelo Oliveira dificilmente perde pontos e tem na regularidade o seu forte.

Mas o Cruzeiro oscilou. Perdeu confrontos diretos para São Paulo, Atlético Mineiro e Corinthians. Foi atropelado pelo Flamengo e faz uma campanha apenas regular no segundo turno.

As duas derrotas consecutivas da Raposa deram esperança aos rivais que ainda tentam sonhar com o título. O problema é que esses mesmos rivais oscilam ainda mais. E aproximação mesmo, ninguém.

Começou com o São Paulo, que perdeu quatro jogos na sequência após vencer o próprio Cruzeiro. Perdeu até a vice-liderança para o Internacional, que ousou se candidatar ao título. Mas derrotas como a surra sofrida em Chapecó e a deste domingo (19) para o Corinthians em pleno Beira-Rio desqualificam o Colorado na luta pelo título que não vem há 35 anos.

O Inter, aliás, fez tudo certo. Teve posse de bola, passou mais tempo no campo de ataque, dominou o Corinthians. Sò faltou o gol. Gol que veio para o Corinthians em duas grandes falhas da defesa. Primeiro, dos zagueiros que apenas observaram Guerrero cabecear uma bola para cima e calcular onde ela iria cair para corrigir a cagada e chutar a gol. Depois, no fim da primeira etapa, a mesma zaga deixou Gil livre, leve, solto, sozinho e abandonado para fazer o segundo.

Foto: Edu Andrade/Gazeta Press

Foto: Edu Andrade/Gazeta Press

Como falhas não são um privilégio único do Inter, o Corinthians retribuiu em parte. Em um lance que mais pareceu uma vídeo-cassetada, Gil se atrapalhou, tirou a bola de Cássio, que se atrapalhou, e Nilmar empurrou a bola para as redes, meio que aos trancos e barrancos. Mas o juiz apitou o fim do jogo antes de uma nova pixotada em campo e Mano Menezes garantiu mais uma semana no cargo.

Como oscilar consiste em perder e vencer partidas sem uma ordem exatamente lógica, o Cruzeiro voltou a vencer após perder as duas últimas. Tudo bem que não teve show e o gol da redenção de Dedé, que vinha de muitas falhas com a camisa azul, veio já na parte final do jogo. Mas bater o Vitória no Barradão não será fácil para os concorrentes.

Foto: Reprodução TV

Foto: Reprodução TV

E, mais do que isso, a vantagem cruzeirense para o vice-líder voltou a ser de sete pontos. Agora, o perseguidor é novamente o São Paulo, que venceu o Bahia no sábado (18), com gols de Rogério Ceni e Ganso, mas sem o futebol vistoso apresentado em outras ocasiões.

Faltando nove rodadas para o fim do campeonato, o Cruzeiro mostra que pode até tropeçar, mas nada vai impedir o PODOLSKÃO 2014 de ir para a Toca da Raposa.

O que resta de interessante é a briga pela Libertadores. Sete times sonham com os outros três lugares no G4 e ficam um puxando o pé do outro para baixo em busca de um lugar no paraíso da Libertadores 2015. Hoje, São Paulo, Internacional e Atlético Mineiro estariam lá, mas não dá para descartar Corinthians e Grêmio, que estão próximos e o Santos, que está emergente após a saída de Oswaldo de Oliveira. Até o Fluminense, que não passa muita firmeza, ainda tem chances, mas aí eu já diria que isso seria um milagre.

Já os postulantes a uma vaga na Série B 2015 estão em número maior. Apenas nove pontos separam o lanterna Coritiba do Goiás, o NONO colocado na tabela. Neste momento, a zona é frequentada por Botafogo, Bahia, Criciúma e Coritiba e, pelo futebol apresentado nas últimas rodadas, apenas o Coxa parece condenado a um ano no calabouço da segundona. O Bahia tem um time ajeitado que pode engrenar, o Criciúma é sempre forte atuando em casa e o Botafogo, apesar de ser um time tecnicamente fraco, tem demonstrado muita vontade em campo. A zona da confusão ainda é uma grande briga de foice no escuro.

Classificação do Campeonato Brasileiro 2014

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s