Europeu/Futebol

A nova e dura realidade do Borussia Dortmund

Nos últimos anos, a disputa no campeonato alemão foi bipolarizada entre Bayern e Borussia Dortmund. Nos últimos cinco anos, o Bayern levou três títulos e o Dortmund os outros dois. Nas últimas três temporadas, os dois terminaram sempre em primeiro e segundo. E, em 2013, ambos também decidiram a Champions League (vitória bávara).

Passadas oito rodadas na temporada 2014/2015, a realidade mudou para um dos lados. Se o Bayern segue sendo o melhor time alemão e lidera o campeonato com 20 pontos em 24 possíveis, seu rival flerta com a zona do rebaixamento.

Sim, o bom time do Borussia Dortmund ocupa a 14° posição na tabela. É sempre bom lembrar que a Bundesliga possui apenas 18 times e os três últimos caem para a segundona (na verdade os dois últimos, mas o antepenúltimo disputa um playoff contra o terceiro colocado da Bundesliga B). Ou seja, o time de Jürgen Klopp está a apenas duas posições da zona da confujão (LUXEMBURGO, Vanderlei; 2014).

Isso se explica com o fato de o departamento médico em Dortmund estar muito bem frequentado. Mkhitaryan, Sahin, Hummels, Blaszczykowski e Kehl estão por lá. Reus e Gundogan voltaram a campo apenas neste sábado (18), sendo que Gundogan voltou a atuar depois de mais de um ano afastado.

Mesmo reforçado, os amarelos seguem em má fase. Perderam para o Colônia, jogando fora de casa por 2 a 1. De alento para os torcedores em Dortmund, o time foi o primeiro a marcar um gol no Colônia em Colônia.

Foto: AFP

Foto: AFP

Mas é pouco. Afinal, o time segue com míseros 7 pontos, apenas três atrás do lanterna Werder Bremen, que foi atropelado pelo Bayern. Em Munique, os atuais campeões alemães não tiveram dificuldades para fazer 6 a 0, com gols de Lahm (2), Gotze (2), Xabi Alonso e Müller. Pela primeira vez na carreira, o experiente Lahm marcou duas vezes em um mesmo jogo. Destaque também para o gol de Xabi Alonso, batendo falta rasteira a la Ronaldinho Gaúcho.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

E em ritmo de treino, o Bayern já tem quatro pontos de vantagem para o vice-líder Borussia Moenchengladbach e ruma com tranquilidade para o terceiro título nacional consecutivo. Sem o incômodo do grande rival.

Classificação da Bundesliga 2014/2015

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s