Brasileiro/Futebol

A decisão correta que pode ser um precedente perigoso

A exclusão do Grêmio da Copa do Brasil pelo caso de racismo de parte da sua torcida contra o goleiro Aranha, do Santos, pela partida de ida das quartas de final do torneio mata-mata, era algo já previsto. Para quem conhece o futebol brasileiro, sabe que seria uma grande oportunidade do STJD aparecer e tomar uma decisão que faria grande barulho sem muita perda esportiva, afinal o Grêmio já estava virtualmente eliminado com o 2 a 0 tomado em casa. Se o confronto não estivesse encaminhado, não sei se a punição seria tão pesada.

E a decisão abre um precedente. A eliminação de um grande clube brasileiro pelo comportamento da sua torcida pode conscientizar alguns animais que frequentam as arquibancadas. Não seria o motivo mais nobre para essa conscientização, mas seria um primeiro passo. Mas essa punição não pode atingir apenas o clube. É necessário individualizar quem relinchou as palavras racistas a Aranha e fazer com que elas também paguem com o rigor da lei, como pessoas físicas e responsáveis pelos seus atos.

Reprodução TV

Reprodução TV

Por isso, achei correta a exclusão do Grêmio da Copa do Brasil. Mas corremos o risco de ver a Justiça desportiva ser rasgada caso ocorra um novo caso e a punição não seja a mesma. E quem conhece o STJD sabe bem o quanto isso é possível de ocorrer.

E o futebol brasileiro, que já tem decisões em excesso nos tribunais, pode aumentar ainda mais a distância entre o que ocorre em campo e o resultado oficial. Mas não vamos aqui fazer exercícios pessimistas de futurologia. Vamos torcer para que os julgamentos, quando necessários, sejam iguais a todos.

Pelo bem do tão judiado futebol brasileiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s