Brasileiro/Futebol

Centenários Brasileiros

* Por Luiz Felipe Corrales

Com a situação vergonhosa que a Sociedade Esportiva Palmeiras passa no Campeonato Brasileiro, e que alguns clubes passaram em outros anos, resolvi reunir a campanha de alguns clubes no ano de Centenário (todos com data de fundação a partir de 1900, com exceção do Vasco que será explicada abaixo). E no balanço dos centenários, apenas Vasco, Internacional e Santos deram alegrias aos seus torcedores no centésimo aniversário.

Sport Club Corinthians Paulista (1910 – 2010)

No ano de 2010, ano do Centenário alvinegro o Corinthians armou uma equipe visando a disputa da Libertadores 2010 (título tão esperado no Parque São Jorge), acertando a contratação de vários jogadores conhecidos, entre eles do pentacampeão Roberto Carlos e já contava com um elenco montado a partir de 2009, com Ronaldo Fenômeno como principal astro (ano que se estabilizou depois da volta da série B em 2008). O clube também contou com o um dos maiores ídolos da sua história Marcelinho Carioca, que tinha o papel no clube como embaixador no ano do centenário .

Ronaldo era a grande estrela do Centenário alvinegro, mas sofreu com a eliminação da Libertadores pelo Flamengo. Foto: Getty Images

O Corinthians formou uma equipe forte, apesar de não ser o time das conquistas de 2009, e com foco na Libertadores, manteve Ronaldo só para partidas importantes e manteve um time misto em grande parte do Campeonato Paulista, acabou não se classificando e ficou na quinta colocação. Porém, o Corinthians não conseguiu chegar às quartas de final da competição tão aguardada da história que viria depois em 2012, e foi eliminado pelo Flamengo, com o placar de 2×1 no Pacaembu, o time foi eliminado devido o fato do time carioca ter marcado um gol na casa do adversário. Mesmo assim, a torcida apoiou o time após a derrota.

Após a eliminação o clube focou suas forças no Campeonato Brasileiro, com a saída do goleiro Felipe e a lesão de Ronaldo que o tirou de boa parte da competição, o clube  contratou o meio-campista Bruno César , que acabou se consagrando o artilheiro do time e apresentando futebol ofensivo em clássicos e partidas importantes. Durante esse período, o técnico Mano Menezes foi convocado para ser técnico da Seleção Brasileira e deixou o comando do Corinthians, no lugar entrou Adilson Batista, que durou pouco no comando, com ele o time venceu os times mais fortes da tabela apresentando um futebol de raça e ofensivo nos seus jogos importantes tomando a liderança do Brasileiro.

Porém após isso, quase o time titular inteiro ficou lesionado, fato que acabou prejudicando o Corinthians no campeonato, interferindo no esquema tático de Adilson. Isso fez o time perder partidas importantes e para times de baixo da tabela. O excesso de derrotas causadas por isso culminou com a saída de Adilson e a entrada do técnico Tite para tentar ainda vencer o Campeonato. Tite conseguiu convencer no Brasileiro, aproveitando a recuperação dos demais jogadores, ele colocou o time titular completo em campo para as partidas finais. Outra coisa que ajudou foi o retorno de Ronaldo, que se recuperou totalmente da lesão. Assim, Ronaldo e Bruno César jogaram juntos pela primeira vez e juntos conseguiram levar o Corinthians de volta a briga ao topo, durante esse período o Corinthians não foi derrotado nenhuma vez no campeonato brasileiro, porém mesmo assim o time acabou em terceiro lugar mas se classificando para a libertadores de 2011.

cor

Vágner Love consola Elias após o fim do sonho de conquistar a América no Centenário. foto: Getty Images

Para o centenário, o clube anunciou várias ações para o aniversário do clube. As ações vão desde doação de sangue, reflorestamento de acordo com a campanha do clube, até shows, camisa especial para a disputa do centenário  e o anúncio da construção de um estádio em Itaquera, com a parceria da construtora Odebrecht que arcará com todos os custos da obra , estádio esse que fui usado para a Copa do Mundo de 2014. O clube também anunciou a República Popular do Corinthians, com direito a RG, Certidão de Nascimento, Carta Magna com as leis da “nação”, Passaporte e até Carta de Anistia.

No dia do centenário, vários corintianos queimaram fogos e festejaram saindo aos montes as ruas com a camisa do Corinthians, e acabou não ganhando nada naquele ano passando em branco, sem ter algo que exaltasse e marcasse o Centenário do clube.
Sport Clube Internacional (1909 – 2009)

O Internacional iniciou o ano de seu centenário conquistando o Campeonato Gaúcho de forma invicta, vencendo o turno (Taça Fernando Carvalho) e o returno (Taça Fábio Koff), sem a necessidade de disputar a final. Porém, perdeu três títulos. A Copa do Brasil, em final realizada contra o Corinthians (como não lembrar da brigas D’alessandro e Willian?), e a Recopa Sul-Americana, a qual foi derrotado pela LDU de Quito.

Em julho de 2009, o clube atingiu uma marca histórica no Brasil com a meta dos cem mil sócios, tornando-se o sexto entre os clubes com maior número de associados no mundo.

inter2009

Centenário Colorado teve título gaúcho invicto Foto: Getty Images

Em 5 de agosto de 2009, o Internacional conquistou a Copa Suruga Bank, disputada no Japão, em decisão contra o clube japonês Oita Trinita e o colorado venceu por 2 a 1, com gols de Alecsandro e Andrezinho. Com isso, o clube colorado tornou-se o único clube a possuir todos os títulos oficiais que uma equipe da América do Sul pode almejar.

Em 6 de dezembro de 2009, o Internacional perderia o terceiro título do ano, encerrando sua participação no Campeonato Brasileiro como vice-campeão, sendo o Flamengo campeão. Para obter o título brasileiro o Internacional necessitava, na última rodada, vencer sua partida contra o Santo André ocorrida no estádio Beira-Rio e dependia de um resultado paralelo. Torcia para que seu maior rival Grêmio vencesse ou empatasse sua partida contra o Flamengo, ocorrido no estádio Maracanã. O Internacional venceu o embate, mas o Grêmio acabou sendo derrotado. Com estas combinações o Internacional ficou em segundo lugar na classificação final, tornando-se vice-campeão. Com esta colocação obteve classificação direta à Copa Libertadores da América de 2010.

Coritiba Football Club (1909 – 2009)

Na temporada 2009, foi comemorado também o centenário do clube paranaense, onde no primeiro semestre, a equipe perdeu o campeonato estadual para o maior rival, o Atlético Paranaense e derrotado nas semifinais da Copa do Brasil.

No Campeonato Brasileiro, o clube se manteve basicamente na zona intermediária, chegando à última rodada com chances de ser rebaixado. O jogo era em casa, contra o Fluminense, e o Coritiba precisava apenas de uma vitória para evitar o descenso. O jogo terminou empatado e a combinação deste resultado com a vitória do Botafogo perante o Palmeiras por 2 a 1, resultou no rebaixamento do clube. Perante esse resultando alguns vândalos, insatisfeitos, protagonizaram uma das maiores cenas de violência no futebol brasileiro: invadiram o gramado para tentar agredir o árbitro e agrediram policiais, arremessando objetos, cadeiras, paus, pedras e etc.

coxa

Revolta da torcida e rebaixamento no Centenário do Coxa Foto: Getty Images

Em razão da irrefletida conduta desses vândalos, o STJD puniu o clube com a perda do mando de campo de 10 jogos e multa de 5 mil reais. O time cumpriu a íntegra da sanção desportiva, jogando mais do que um turno inteiro do Brasileirão da Série B, de 2010, longe do Estádio Couto Pereira, mandando seus jogos na Arena Joinville, situada na cidade de Joinville de onde se despediu em 07 de setembro de 2010, com vitória de 3×1 sobre a equipe do Náutico.
Sociedade Esportiva Palmeiras (1914 – 2014)

Dando ínicio a data do centenário essa semana, o Palmeiras completa 100 anos amanhã (26/08/2014), depois da rodada do fim de semana do Brasileiro passa a data histórica fora da zona de rebaixamento, fato esse que assombra o alviverde paulista pois acabou de enfrentar seu 2º rebaixamento na história e cair pela 2ª evz seguida no ano de centenário seria uma mancha da história do clube.O ano de 2014 começou com esperanças alviverdes, pois como eu disse é 100º ano do clube que tanta representou na história do futebol. No Campeonato Paulista o Palmeiras foi sorteado no Grupo D, junto com Bragantino, Rio Claro, Mogi Mirim e Oeste.

O Palmeiras fez sua estreia em casa contra o Linense com vitoria por 2 a 1 e foi o ultimo time a perder o aproveitamento 100% na sétima rodada contra o Audax em empate no Pacaembu.

O dia 24 de fevereiro o Palmeiras perdeu seu primeiro jogo no torneio e no ano para o Botafogo-SP em Ribeirão Preto perdendo a invencibilidade no torneio, vale ressaltar que o clube foi o último a perder um jogo na competição e já havia passado por dois clássicos.

palmeiras

A Copa Euroamericana foi o título de consolação do Palmeiras este ano e o time luta contra o rebaixamento. Foto: Getty Images

O verdão garantiu vaga nas quartas de final na décima segunda rodada na vitoria por 1 a 0 sobre a Portuguesa no dia 6 de março sendo o segundo clube a garantir tal feito, o São Paulo garantiu na mesma rodada porém um dia antes e o Santos também se classificou no mesmo dia que o Palmeiras, porém dos três o clube foi o único a garantir, também, a primeira colocação do grupo.

O Palmeiras terminou a primeira fase com 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas e enfrentou nas quartas de final o Bragantino, segundo colocado do grupo no Pacaembu no dia 27 de março e venceu por 2 a 0.

O sonho do titulo acabou nas semi finais quando o Ituano venceu a equipe por 1 a 0.

O Palmeiras terminou o torneio com a terceira colocação com 12 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.

Na Copa do Brasil o Palmeiras conheceu seu adversário das 8as, em sorteio realizado dia 18, dará ínicio ao sonhado tri contra o Atlético – MG, caso avance e o Corinthians também passe pelo seu adversário teremos um encontro épico nas semi finais da competição. Já no Campeonato Brasileiro o clube está na 16ª posição, ápos uma seca de 10 jogos o Palmeiras voltou a vencer e sobre o comando de Ricardo Gareca, técnico argentino vindo do Vélez Sarsfield, que se torna a esperança alviverde na competição. Fora de campo a gestão vai de mal a pior Paulo Nobre que era um novo nome e novas ideias para o clube, se omite em momentos importantes, deixou seu braço direito Brunoro contrata 37 jogadores e ainda não possui um elenco definido. O que resta para a torcida alviverde é a inauguração da arena Allianz Parque e com ela o time se tornar competitivo com a receita adiquirida com o tempo da parceria WTORRE/Palmeiras, sem patrocínio máster desde que a KIA saiu, Nobre tem colocado dinheiro do próprio bolso para bancar algumas contas e gastos do clube. Fora das 4 linhas o marketing ‘trabalha’ em algumas ações para a data histórica do clube, entre camisas e eventos comemorativos, e aguarda até o fim do ano para ter um centenário digno e sem passar vergonha.

*Em um partida realizada durante um torneio amistoso (Copa EuroAmericana) o Palmeiras bateu a Fiorentina-ITA por 2x1e levantou o troféu Juninho Botelho, em homenagem ao mesmo que jogou em ambos os clubes.

Santos Futebol Clube (1912 – 2012)

Em 2012 foi a vez do alvinegro da baixada comemorar o seu centenário, com uma campanha regular durante a temporada, conquistou o tri do Campeonato Paulista em final realizada contra o Guarani, conquistou a Recopa Sulamericana em cima do Universidad de Chile, já na Libertadores caiu na semi-final contra o Corinthians (que foi campeão naquele ano), já no Brasileiro cumpriu tabela e ficou em 8º, e conseguiu comemorar o seu ano histórico levando duas taças a mais para a coleção. O time da baixada contava com Neymar, Muricy, A.Kardec, Arouca, Bernardo entre outros.

Santos tri paulista 2012 com Neymar e cia Foto: Getty Images

Clube de Regatas Vasco da Gama* (1898 – 1998)

O clube completou, em 1998, 100 anos. O Centenário do clube foi o tema do carnaval da escola de samba Unidos da Tijuca, que compôs um samba-enredo, imortalizado pelos torcedores vascaínos antes mesmo do desfile daquele ano e que, até os dias atuais, é entoado pela torcida vascaína. Mas essa era a primeira das muitas comemorações que viriam naquele ano. O clube ainda se tornaria o campeão do Campeonato Carioca e da Copa Libertadores da América, sendo esta última conquistada no dia 26 de agosto, apenas cinco dias após o aniversário do Clube, a equipe contava com nomes de peso como Pedrinho, Luisão o ‘Pantera’ Donizete, Felipe, o experiente goleiro Carlos Germano e no comando técnico Antônio Lopes.

vasco

Capitão Mauro Galvão levanta a Libertadores no Centenário Crusmaltino. Foto: Getty Images

Ao vencer a Copa Libertadora da América de 1998, o clube se tornou o primeiro, e até agora o único carioca bicampeão sul-americano; o próprio Vasco venceria a extinta Copa Mercosul em 2000, e outros clubes cariocas ganhariam outros títulos sul-americanos como a extinta Copa Conmebol e a Copa Ouro Sul-Americana, porém o Vasco é até hoje o único clube carioca a ter vencido duas edições de competições sul-americanas principais (ou seja, competições disputadas com o objetivo de indicar o campeão da América do Sul): Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948 e Copa Libertadores de 1998.

A alegria do centenário só não foi completa por causa das perdas da Copa Intercontinental para o Real Madrid e da Copa Interamericana para o DC United.

*o clube carioca entrou na lista pois foi o que ganhou algo importante para a história do clube no ano de centenário.

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (1903 – 2003)

No ano de seu centenário, em 2003, sem dúvida, um centenário para se esquecer, começou com sexto lugar no Campeonato Gaúcho. Na Libertadores caiu nas quartas-de-final para o Independiente de Medellín, e só escapou do descenso apenas na última rodada, com uma vitória sobre o Corinthians, por 3×0. A partir desse ano, o Grêmio enfrentou o auge de sua crise financeira. Por causa da situação deixada pela ISL e pelas administrações passadas, o clube acabou atingindo uma situação insustentável. O Tricolor gaúcho acabou devendo em encargos trabalhistas para jogadores, funcionários e para clubes. Em 2004, com pouco dinheiro em caixa e uma dívida de 101,7 milhões, o time novamente foi montado sem dinheiro e saiu fraco. No Campeonato Brasileiro, o time conseguiu vencer apenas nove jogos, entre quarenta e seis possíveis e foi rebaixado à Série B pela segunda vez. As dívidas contraídas pelo clube são tidas como fator capital para o rebaixamento do clube.

Eliminação precoce na Libertadores marcou centenário gremista. Foto: Getty Images

Clube Atlético Mineiro (1908 – 2008)

Outro clube que passou vergonha e em branco durante o ano de seu centenário.
O clube mineiro tem uma das torcidas mais apaixonadas e vibrantes do Brasil mas ela não pôde fazer muita festa no centenário do Galo. As comemorações foram muito bonitas, mas dentro do campo, uma péssima campanha. No Camp. Mineiro um vice-campeonato tomando de 5X0 do maior rival Cruzeiro no primeiro jogo. Na Copa do Brasil caiu diante do Botafogo nas quartas-de-final pelo segundo ano seguido. E no Brasileirão terminou na 12ª colocação.

O técnico Geninho não se conformou com a goleada sofrida pelo Galo na final do Mineiro de 2008 Foto: Getty Images

Associação Atlética Ponte Preta (1900 – 2000)

Não podemos deixar de citar a Macaca. A Pont Preta é um dos times mais tradicionais do interior paulista, mas nunca foi campeã de um grande título, só de tornios regionais e de disputas do interior do Campeonato Paulista. Tem em sua história a participação em cinco finais estaduais, além de um vice-campeonato na Copa Sul-Americana de 2013. Mas no ano do centenário também não trouxe muitas alegrias à torcida fanática.

* Luiz Felipe Corrales é estudante de Publicidade, Propaganda e Criação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s