Brasileiro/Futebol/Jogos Inesquecíveis

O dia em que a experiência desabou diante do futebol moleque

Aquele campeonato Brasileiro de 2002 tinha uma fórmula totalmente diferente da praticada hoje em dia. À época, os oito primeiros times se classificavam e disputavam os famosos e sempre emocionantes ‘mata-mata’. Santos e São Paulo fizeram campanhas distintas na primeira fase do torneio, pois o tricolor paulista foi o grande líder, jogando com autoridade e qualidade; já o Peixe, com uma nova safra de Meninos da Vila foi aos trancos e barrancos e se classificou em 8º lugar, a última vaga que restava para ir as quartas de final.

Pois bem, os dois times se enfrentaram na Vila Belmiro, no jogo de ida. E o Santos venceu por 3×1, com show do trio de ataque (Diego, Robinho e Alberto). No jogo da volta, no dia 28 de novembro de 2002, no Morumbi, o alvinegro praiano jogou como gente grande e conquistou outra vitória, se classificando para a semi-final contra o Grêmio.

n_santos_f_c_diego_ribas-5667636

Diego e Robinho, os dois grandes destaques daquele time do Santos FC. Foto: Divulgação

O Santos entrou no gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, totalmente sem pressa, já que no jogo de ida havia conquistado uma ótima margem – poderia perder até por um gol de diferença que ainda assim se classificava. Já o São Paulo entrou aceso e pressionou, pressionou e pressionou mais um pouco, tanto que logo aos 4 minutos de jogo, o zagueiro Jean, abriu o placar de cabeça. O Morumbi lotado, quase veio abaixo, mas, apesar do placar adverso, o Santos manteve a calma e se defendia bem até o final do primeiro tempo, além disso, a falta de pontaria dos atacantes são paulinos colaborou enormemente.

No segundo tempo o jogo foi completamente outro. O Santos voltou a 100km/h e, logo nos primeiros minutos, Elano e Robinho (duas vezes, sendo que uma delas mal anulada pelo bandeira) perderam boas chances para virar o jogo. Aos 13, Léo fez ótima tabela com Robinho e entrou, livre, na grande área só para escorar no canto do gol, 1×1 e a classificação ficava mais próxima, já que o SPFC deveria devolver o 3×1 para se classificar.

Após isso, o São Paulo retomou o controle do jogo, enfiou duas bolas no travessão santista, e obrigou Fábio Costa a arranjar três ou quatro defesas difíceis; o Santos, nos contra-ataques, assustava, tanto que, num deles, Diego recebeu de Robinho na entrada da área, o ótimo meia santista se livrou de dois marcadores e só deslocou o goleiro são paulino.

Rogério Ceni ficou de joelhos, nada pôde fazer naquele lance. Era a experiência desmoronando frente ao futebol moleque e vistoso do Santos.

Diego11

Rogério Ceni de joelhos, após a ótima finalização de Diego. Foto: Divulgação

Naquele ano o Peixe foi o grande campeão do brasileirão e muitas glórias vieram a partir de então, como todos sabem.

Confira os melhores lances da partida:

Ficha Técnica

Local: Estádio Morumbi, em São Paulo.

Competição: Campeonato Brasileiro

Público: 64.946 pagantes

Renda: R$ 984.660,00

Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (Fifa-PE)

Cartões amarelos: Ricardinho, Luis Fabiano, Ameli e Fábio Simplício (SP); Elano, Fábio Costa e Léo (S)

Gols: Jean aos 4min do primeiro tempo; Léo aos 14min e Diego aos 47min do segundo tempo.

São Paulo: Rogério Ceni; Rafael (Júlio Baptista), Ameli, Jean e Gustavo Nery; Júlio Santos (Adriano), Fábio Simplício, Ricardinho e Kaká; Reinaldo (Leandro) e Luís Fabiano.

Técnico: Oswaldo de Oliveira

Santos: Fábio Costa; Maurinho, André Luís, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano (Alexandre) e Diego; Robinho e Alberto (Marcão).

Técnico: Emerson Leão

Anúncios

Um pensamento sobre “O dia em que a experiência desabou diante do futebol moleque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s