Europeu/Futebol

Times ingleses são os protagonistas em janela de transferências europeia

A Premier League, ao menos, nos últimos 10 anos, é considerada uma das ligas mais fortes do mundo. Muitas estrelas, times com muita grana, estádios bem feitos e sempre lotados são a chave de sucesso para um campeonato ter audiência mundial e, acima de tudo, ter um alto nível de futebol. A temporada passada provou isso, com um campeonato altamente equilibrado, com três times disputando o título até a última rodada.

E a temporada 2014/2015, certamente, será ainda melhor! Os cinco times mais importantes do País (Chelsea; Man United; Man City; Arsenal e Liverpool) se reforçaram (e continuam se reforçando…) bastante e devem fazer bonito, também, nos campeonatos europeus.

Pra mim, quem sai na frente é o Chelsea. Com o português José Mourinho no comando da equipe, o time londrino fez importantes contratações para a próxima temporada. Mou, ou “Special One” como ele é mesmo se intitula, fez a limpa no Atlético de Madrid e tirou três importantes jogadores de lá, casos do centroavante Diego Costa, o lateral Filipe Luis e o goleiro Courtois. Para o meio-campo, o time, que já conta com os brasileiros Oscar, Ramires e William, terá o reforço de Cesc Fábregas, dispensado pelo Barça.  Didier Drogba, grande ídolo do Chelsea, retorna ao clube que o projetou internacionalmente, agora com 36 anos o ótimo jogador marfinense deve ser coadjuvante na equipe, que já tem dois homens de área: ‘El niño’ Torres e Diego Costa.

diego_costa_chelsea_amistoso

Diego Costa estreou pelo Chelsea, em amistoso, marcando o seu gol. Foto: Getty Images

Em todo caso, nem tudo são flores pro lado azul de Londres, o zagueiro brasileiro David Luiz deixou o time e fechou contrato milionário com o todo-poderoso Paris Saint Germain, da França. Além dele, Frank Lampard, grande ídolo do clube, fechou ida para a MLS, dos EUA, mas nos próximos seis meses ficará ‘mantendo a forma’ no rival Manchester City. Outro jogador que deve deixar Stamford Brigde é o alemão Schürrle, que interessa, principalmente, ao Atlético de Madrid. A negociação pode ser facilitada já que o Chelsea tem enorme vontade de contar com o futebol do zagueiro brasileiro Miranda.

O Manchester United, depois da pífia temporada passada sob a batuta de David Moyes, mudou o comando técnico. Com a chegada de Van Gaal (que treinou a seleção Holandesa, terceira colocada, na Copa do Mundo de 2014) e Ryan Giggs (assistente técnico), o time já alterou completamente em termos táticos, justamente porque nos últimos amistosos o treinador aboliu a utilização de dois pontas abertos, estilo de jogo característico dos Red Devils e montou a defesa com três zagueiros, algo muito incomum no futebol inglês.

Louis van Gaal Ryan Giggs

Giggs (à esq.) e Van Gaal (à dir.), os escolhidos para retomar o bom futebol do Man. United, da era Alex Ferguson. Foto: Matthew Peters/Man Utd via Getty Images

O técnico Van Gaal terá de quebrar a cada dia a cabeça para montar o seu setor defensivo, já que para próxima temporada não contará com os zagueiros Rio Ferdinand e Vidic. Nesta janela de transferências a diretoria chegou a afirmar que iria abrir os cofres e contratar jogadores de ponta, mas, por ora, nada passou do gogó. A única contratação até o momento foi de Luke Shaw, de apenas 18 anos, revelado pelo Southampton, que foi considerado o melhor lateral esquerdo da Premier League.

Entre as inúmeras cogitações a respeito de quem entra no elenco do United, Di Maria e Vidal ficaram próximos de acerto nas últimas semanas. Outro que interessa é o zagueiro belga Thomas Vermaelen, de 28 anos, que também despertou o interesse do Barcelona. De qualquer forma, o novo treinador terá muito trabalho pela frente, apesar de ter Rooney e Van Persie no time.

O outro time de Manchester, o City, manteve sua ótima base, que foi campeã da temporada passada. Apesar disso, entrou forte no mercado e fez cinco contratações interessantes: O goleiro Caballero, ex-Málaga; o lateral direito Sagna, ex-Arsenal; o zageiro Managala e o meio Fernando, ambos ex-Porto, e o meia Lampard, ex-Chelsea (que fica só até o final do ano).

lampardpa_2998297b

Frank Lampard, ex-Chelsea, já está treinando com os novos companheiros de Manchester City até o final do ano. Foto: The Telegraph/ PA

Além disso, os Citizens entraram na briga com o Real Madrid para a contratação do craque de bola e goleador colombiano, Falcão Garcia. O ótimo Yayá Toure renovou seu contrato e jogará mais uma temporada pelo time azul de Manchester. Certamente será um dos grandes favoritos ao título do campeonato.

O Arsenal já fez três boas contratações para a próxima temporada. Casos do atacante, ex-Barça, Alexis Sanchez; o lateral direito Debuchy, ex-Newcastle, e titular da seleção francesa na Copa; e o goleiro Ospina, ex-Nice e também titular na Copa do Mundo, pela Colômbia.

alexissanchez_arsenal4_rep_69

Alexis Sanches, deverá brilhar no futebol inglês na temporada 2014/2015. Foto: Reprodução / Site Oficial do Arsenal

Os Gunners, que já contam com os ótimos Mezut Özil, Jack Whilsere, além de Cazorla e Arteta, ainda gostariam de contratar mais um jogador para o meio campo, que pode ser Sami Khedira, do Real Madrid. Arsene Wenger também está a procura de um zagueiro e outro atacante.

O Liverpool, vice-campeão na temporada passada, manteve a base do time, renovando com o meia brasileiro Phillipe Coutinho e mantendo o eterno Gerrard ali no meio campo. Infelizmente, perdeu Luis Suarez, para o Barcelona, e, por conta disso, também está na briga pela contratação de Falcão Garcia.  Trouxe o lateral Manquillo, por empréstimo junto ao Atlético de Madrid, a sétima contratação dos Reds, além do espanhol, já chegaram os atacantes Rickie Lambert e Divock Origi, numa tentativa, que pode ser frustrada, para ocupar a vaga deixada por Suarez no comando de ataque; os meias Adam Lallana, Emre Can e Lazar Markovic, e o zagueiro croata, ex-Southampton, Dejan Lovren. O meio campista francês, Pogba, também interessa ao clube.

1407328867183_Image_galleryImage_LIVERPOOL_ENGLAND_AUGUST_

Javier Manquillo, lateral espanhol, que chegou por empréstimo ao Liverpool. Foto: Divulgação Liverpool FC via Getty Images

Nas ultimas semanas, o time da cidade dos Beatles, perdeu o goleiro Reina, que foi para a Alemanha, ser reserva de Manuel Neuer, no Bayern de Munique.

É, companheiro, acho que a Premier League continuará no posto mais alto de liga mais competitiva e bem jogada do mundo.

Anúncios

Um pensamento sobre “Times ingleses são os protagonistas em janela de transferências europeia

  1. Pingback: Sorteio de grupos da Liga dos Campeões reserva grandes confrontos | Fut 'n' Roll

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s