Basquete

Com apoio de atletas, Argentina tem mudança no comando do Basquete

O que é idealizado pelos jogadores de futebol no Brasil que criaram o movimento Bom Senso F.C. tornou-se realidade no basquete, na Argentina. Mergulhada em uma profunda crise financeira e política nos últimos anos, a Confederação Argentina de Basquete (CABB) foi alvo dos atletas que defendem a seleção masculina da modalidade.

Os astros Manu Ginobili, Luis Scola e André  Nocioni cobraram mudanças na entidade, que acumula dívidas de cerca de 20 milhões de pesos (cerca de 5,4 milhões de reais), sendo que uma boa parcela com pagamentos de premiações e diárias com os jogadores. Os jogadores chegaram a ameaçar não participar da Copa do Mundo de Basquete, que será disputada entre 30 de agosto e 14 de setembro, na Espanha, caso uma gestão profissional não fosse implantada e os atuais dirigentes, afastados.

Manu Ginobili e Luis Scola lideram a Argentina dentro e fora das quadras. Foto: Getty Images

Nesta terça-feira, 29, o presidente da CABB, Ricardo Siri, renunciou ao cargo, assim como todos os comandantes das federações regionais. Siri é o terceiro presidente a passar pela confederação desde abril, quando Germán Vaccaro, envolvido em denúncias de corrupção, pediu demissão. Em julho, Daniel Zanni foi eleito para assumir o comando do basquete argentino, mas ficou menos de um mês na função, sendo substituído por Siri.

A vitória dos jogadores nos bastidores é um marco no esporte mundial e abre a possibilidade para um trabalho sério reconduzir a Argentina às grandes conquistas. Lembrando que o time foi campeão olímpico há exatos 10 anos e, de lá para cá, o time vem se mantendo entre as principais potências do basquete única e exclusivamente graças ao talento da “Geração Dourada”. Fica o exemplo para que o Brasil também se mobilize em favor das melhorias no esporte nacional, seja no basquete, no vôlei ou no futebol.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s