Brasileiro/Copa do Mundo/Futebol

Rivelino ergue Taça da Copa em SP e ameniza pressão sobre a seleção

* Por Carolina Cassola

 

Um dos objetos mais cobiçados do futebol desembarcou nesta quinta-feira (29), em São Paulo, última cidade a receber o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA, ação promovida pela Coca-Cola. O troféu já percorreu 89 países antes de desembarcar no Brasil. A taça é feita de ouro maciço de 18 quilates, mede 36,8 cm de altura e pesa 6,175 kg. A base é de malaquita e tem 13 cm de diâmetro.

O privilégio de tocá-la é para poucos: apenas campeões mundiais e chefes de estado. E tão cobiçada quanto a taça, foi a presença do tricampeão mundial Roberto Rivellino, um dos craques da Seleção Brasileira de 1970. Ele ergueu e apresentou o troféu na capital paulista, que será sede da abertura do Mundial no dia 12 de junho.

Rivellino diz que a Jules Rimet era mais bonita que a taça autal. Foto: Agência Estado

 

O ex-jogador ressaltou o privilégio de poder erguê-la novamente e que o momento de agora traz boas lembranças de quando foi campeão. “Eu já estive cinco vezes perto dessa taça no Brasil: primeiro no Rio, depois foi Porto Velho, Manaus, Belém e agora em São Paulo, na minha terra. Hoje quando venho aqui pego essa taça e a beijo, levanto e agarro, claro que eu lembro de 1970, aquele momento maravilhoso. Mas aquela de 1970 era mais bonita do que essa”, comparou Rivellino.

A poucos dias da Copa do Mundo, o ex-craque amenizou a pressão do Brasil jogar em casa. “Não tem obrigação de ganhar, mas de apresentar um bom futebol e honrar as cores do país. Hoje a seleção não é a melhor, mas é uma das favoritas porque tem tradição nas Copas do Mundo”, disse.

Rivellino marcou o primeiro gol da Arena Corinthians e espera ver um gol oficial do Timão no estádio antes da Copa. Foto: Carolina Cassola

 

Rivellino lamentou ainda que o Brasil tenha perdido os antigos campos de várzea e os jogos de ruas. Sobre seu trabalho com a escolinha de futebol em São Paulo, ele explicou: “Eu não ensino a jogar futebol. Isso é um dom. Fazemos um trabalho mais social, não para o garoto virar um atleta profissional, mas sim para ser ativo e saber participar de uma pelada”, justificou.

 

Balanço

Desde o dia 21 de abril, o troféu percorreu as 27 capitais brasileiras. “O resultado foi o melhor possível. Nós tivemos mais de 400 mil pessoas passando pela taça; muita alegria, muita emoção, então era o que a gente estava buscando: ter a oportunidade de trazer realmente a taça da Copa do Mundo para perto das pessoas”, comemorou o vice-presidente e gerente geral da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014, Michel Davidovich.

Além da presença de campeões mundiais, o Tour da Taça também foi marcado pela homenagem a 27 campeões locais, que são aqueles que fazem a diferença no dia a dia da sua região. Em São Paulo, por exemplo, Marcel Fukayama, que é membro da direção executiva global do Comitê para Democratização da Internet recebeu uma homenagem das mãos de Rivellino.

Aos 29 anos, ele é considerado uma das jovens lideranças do país pelo seu trabalho de utilizar a Internet como ferramenta de alfabetização para crianças e inclusão digital em comunidades carentes da capital paulista. “Fiquei muito emocionado. Foi como uma celebração de toda minha jornada de 13 anos como empreendedor social e representando uma série de pessoas que no dia a dia fazem tudo isso acontecer”, celebrou Marcel.

 

Serviço:

O troféu ficará exposto no Shopping Itaquera, na zona leste da capital Paulista, das 09h às 21h até sábado (31).

No domingo (1º), último dia, a visita será até as 13h, sendo que o último grupo iniciará a visitação às 12h.

Depois disso, o troféu volta a ficar sob poder da Fifa.

Além de poder vê-la de pertinho e tirar uma foto com ela, o público ainda conta com um espaço externo com diversos jogos relacionados ao mundo da bola, um filme sobre a história das copas, além de shows musicais.

Para saber como adquirir ingressos, acesse o site: www.cocacola.com.br
 * Carolina Cassola é jornalista, repórter da Agência Radioweb.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s