Futebol/Propaganda

As polêmicas campanhas de cervejas

Ontem foi divulgado um vídeo promocional da cervejaria Heineken, patrocinadora oficial da UEFA Champions League. Na peça publicitária, a empresa divulga uma promoção de sapatos na hora da final entre Real Madrid e Atlético de Madrid, que acontece neste sábado.

Nós do Fut’n’Roll temos combatido veementemente as campanhas preconceituosas, como as recentes camisas da Adidas sobre o turismo sexual durante a Copa. Convenhamos que o vídeo da Heineken nem de longe se compara ao da Adidas, mas muitas mulheres se sentiram ofendidas e acusaram a “promoção dos sapatos” machista.

A equipe FnR, que conta com a talentosa Priscila Tieppo, que não perderia um jogo na Rua Javari para comprar sapatos, e vai estar à frente da TV no sábado com sua cerveja na mão para assistir à grande decisão entre os espanhóis, debateu o assunto e chegamos à seguinte conclusão: os publicitários da Heineken compararam a loucura por  sapatos com a paixão de quem gosta de futebol, até aí tudo bem. Mas erraram ao insinuar que as mulheres atrapalham os programas ditos masculinos, como ver futebol.

Quantas mulheres não estão nem aí para o futebol, mas fazem questão de estar ao lado de seus namorados e amigos para ver um jogo? E quantas gostam, praticam e entendem até mais que seus namorados? Lógico que também existe um grande número de mulheres que não gosta e não faz a menor questão de saber quem é Pelé. E tá tudo certo, gostar ou não de um esporte é uma opção e totalmente subjetivo.

Podemos encarar essa propaganda apenas como uma propaganda. Engraçada até. Não é preciso tanto radicalismo. Pra quem gosta de futebol e não gosta de sapatos, ela não diz muita coisa. Se os caras fossem mais ousados e colocassem uma promoção de carros para os homens comprarem enquanto as mulheres assistissem à final, talvez não gerasse tanta polêmica. Não podemos levar tudo a ferro e fogo.

Outra cervejaria a Stella Atrois, fez uma comparação bem sutil entre a cerveja e a mulher. O trabalho ficou muito bom. Mas também há quem fale que a mulher é mostrada como um objeto, que só se arruma para encantar os homens… Precisa de tanto rancor?

Os dois vídeos no entanto fogem da tradicional apelação por mulheres de biquíni usada excessivamente pelas cervejarias nacionais. Então, pelo fim das polêmicas, quem quiser assistir ao jogo amanhã, divirta-se! E quem não quiser, divirta-se também! E pra terminarmos em paz, um brinde do Fut’n’Roll ao esporte e à confraternização!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s