Discografia Básica/Rock

O último suspiro do grunge como o conhecíamos

O Soundgarden sempre foi uma das grandes bandas da cena grunge que surgiu em Seattle no fim dos anos 1980 e começo dos anos 1990. Mas só atingiu o grande público no seu quarto álbum, Superunknown, de 1994.

superunknown

Neste álbum estão dois dos maiores sucessos da banda, “Black Hole Sun” e “Spoonman”. No total, cinco singles foram extraídos do disco, fazendo com que as rádios tocassem também “My Wave”, “The Day I Tried to Live” e “Fell on Black Days”. Além do grande êxito comercial, Superunknown atingiu o número um nas paradas norte-americana e australiana. Na Inglaterra, chegou ao número três.

O álbum foi indicado ao Grammy de melhor disco de rock em 1995 e as músicas “Black Hole Sun” e “Spoonman” foram premiadas no mesmo ano, como melhor canção Hard Rock e melhor canção Metal, respectivamente. Com o suicídio de Kurt Cobain e a crise existencial de Eddie Vedder, muitos apontam “Black Hole Sun” como o último grande sucesso do grunge.

A turnê do álbum foi tão bem sucedida que o Soundgarden fazia cinco, seis shows por semana e precisou ser interrompida no fim de 1994 porque a voz de Chris Cornell começou a falhar de tal maneira que o vocalista se sentia constrangido em fazer as pessoas pagarem para ver algo tão diferente.

Na comemoração dos vinte anos do álbum, a banda trabalha no relançamento do álbum com versões diferentes das músicas, algumas mais simples, outras mais luxuosas. Uma amostra foi divulgada nesta semana, com uma versão mais crua de “Black Hole Sun” com uma introdução de guitarra diferente, assim como os vocais de Chris Cornell. Ainda assim, uma excelente música.

Ainda na onda da celebração dos vinte anos de Superunknown, a banda vai lançar uma caixa com vinis de dez polegadas chamado Superunknown: The Singles, onde serão encontrados todos os singles lançados na época com os respectivos lados B.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s