Copa do Mundo/Entrevistas/Futebol/Livros

PVC lança livro sobre as táticas das Copas

O jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, lança nesta noite seu novo livro, “Tatica Mente: A história das Copas explicada pelas cabeças e pranchetas dos treinadores”, pela Panda Books. A publicação conta histórias das Copas através da visão tática do jogo e a evolução dos esquemas.

Fanático por esquemas táticos e por uma boa conversa regada à cerveja gelada, PVC pensou no trocadilho do título para brincar com mentiras e mitos que rodeiam o assunto e analisou mais de 30 formações táticas usadas por seleções em mundiais. “Ao mesmo tempo em que tática mente, explica o que as cabeças de técnicos e jogadores pensaram”, explica PVC.

PVC tem em Telê Santana seu maior ídolo entre os técnicos, mas na Seleção Brasileira, o título de 1970 comandado por Zagallo fica em vantagem no duelo. Histórias engraçadas, como a de um técnico-tradutor, ou de um time que teve pouco tempo de contato com seu treinador antes de uma Copa são narradas de maneira simples, que prende o leitor e torna a leitura de “Tática Mente” mais leve e prazerosa.

O jornalista, mesmo com sua agenda concorrida, atendeu ao nosso pedido de entrevista e falou com o Fut’n’Roll sobre o livro. Acompanhe o bate-papo na íntegra:

Fut’n’Roll: Vamos começar pelo título do livro “Tática Mente”, que tem um trocadilho inteligentíssimo. Como surgiu essa ideia?

PVC: Nasceu do trocadilho. Nasceu da brincadeira de tanta gente duvidar da importância da tática,  que é mesmo relativa. Mas veja que o subtitulo fala de mente, cabeça.  Ao mesmo tempo em que tática mente, explica o que as cabeças dos técnicos e jogadores pensaram.

FNR: As táticas mentem, ou são supervalorizadas?

PVC: Nem mentem nem são supervalorizadas, se a gente tiver a capacidade de entendê-las. Explicam parte do jogo.

FNR: Qual o critério que você usou para selecionar as 34 histórias? Qual é a sua favorita?

PVC: Eu sempre gostei de comprar camisas de clubes. Em viagens internacionais, continuo comprando, mas hoje entre uma camisa e um livro,  compro um livro. E comecei a ver histórias inéditas no Brasil. Juntei histórias lidas e apuradas, como a do tradutor de Camarões que na verdade era o técnico. Gosto dessa, mas também de perceber que a seleção da Alemanha ganhou em 74 por causa das experiências das derrotas. A Holanda era mais crua, três jogos apenas com Michels antes da copa.

FNR: O Felipão escreve a apresentação do livro. O que acha do Felipão, taticamente? E qual o melhor técnico de todos os tempos na montagem dos esquemas?

PVC: O Tele é o técnico da minha vida. Questão de idade. Não voto nele como o melhor da seleção porque não ganhou. E porque Zagallo mudou o jeito de jogar em 70. Em clubes tem Stefan Kovacs, Arrigo Sacchi, Guardiola. Em Copas, acho Zagallo um marco. E os de 74, Rinus Michels e Helmut Schoen.

FNR:  Na Copa de 2014, você espera alguma novidade tática? A Alemanha pode trazer muitas variações com os jogadores comandados pelo Guardiola…

PVC: Com a quantidade de jogos que podemos assistir todas as semanas, impossível ter uma surpresa. O calor também atrapalha a ocupação de espaços.

 

livro pvc

Anúncios

Um pensamento sobre “PVC lança livro sobre as táticas das Copas

  1. Pingback: PVC desafia nossos leitores e o primeiro a acertar ganha um livro autografado | Fut 'n' Roll

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s