Futebol

Bayern e o melhor ano para dominar a Europa

Exercícios de futurologia são sempre complicados de fazer. Ainda mais se tratando de futebol, um esporte tão imprevisível.

Mas poucos times na história tem uma chance tão boa de ganhar um segundo título da Champions League de maneira consecutiva quanto o Bayern neste ano. O feito é tão difícil que o último time a fazer isso foi o Milan de Gullit e Van Basten, nas temporadas 1988/1989 e 1989/1990.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Sim, em qualquer condição apresentada, o Bayern seria um dos grandes favoritos a ganhar mais um título europeu. Afinal, conta com um dos melhores elencos do planeta e com um dos melhores, senão o melhor, treinador do mundo.

Mas a temporada 2013/2014 reservou mais uma vantagem ao time bávaro. O Campeonato Alemão, tradicionalmente tão equilibrado, já está praticamente decidido em favor do Bayern. Após apenas 20 rodadas do MERKELZÃO 2014, o time de Guardiola já abriu 13 pontos para o Bayer Leverkusen, o segundo colocado. O Borussia Dortmund, maior rival e finalista da última edição da Champions League, está 17 pontos distante. Neste sábado, o Bayern bateu o Nuremberg por 2 a 0 fora de casa, a 12ª vitória seguida da equipe da Baviera. É o único invicto do campeonato, com 18 vitórias e apenas dois empates.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Esses números dão a tranquilidade necessária para o Bayern planejar rodar o elenco de maneira que não haja desgaste em nenhum dos jogadores e que todos estejam 100% nos momentos decisivos.

O que não vai ocorrer com os seus rivais diretos pelo título europeu. Na Espanha, Barcelona e Real Madrid ganharam mais um rival pelo título nacional, o Atlético de Madrid, e os três brigam ponto a ponto pela liderança, podendo terminar este fim de semana em um empate triplo com 57 pontos. Tata Martino, Carlo Ancelotti e Diego Simeone vão desgastando os seus principais jogadores no campeonato nacional e podem ter problemas na competição continental.

Todo mundo mordendo o tempo inteiro (Foto: AFP)

Todo mundo mordendo o tempo inteiro (Foto: AFP)

Se na Espanha o equilíbrio foi uma surpresa, na Inglaterra não. O Chelsea de José Mourinho assumiu a liderança da Premier League neste fim de semana após vencer o Newcastle por 3 a 0 e ver o então líder Arsenal tomar uma dolorosa goleada do Liverpool por 5 a 1 e o rival Manchester City tropeçar diante do Norwich fora de casa e ficar no 0 a 0. Com isso, a distância entre líder e terceiro colocado é de apenas dois pontos e tudo pode mudar já na próxima rodada. E ainda tem o Liverpool de olho, a seis pontos de distância dos blues.

Foto: Chelsea

Foto: Divulgação Chelsea

Menos cotado para o título europeu, o PSG também pode se tranquilizar na liderança do SARKOZÃO caso vença o Monaco neste domingo. O problema é que o jogo é fora de casa e, em caso de derrota, o time do principado pode ficar a apenas dois pontos da equipe da capital e teremos um campeonato aberto.

Das grandes ligas, resta a italiana. Mas a Juventus, com o título do BERLUSCANÃO na mão, fez o favor de cair fora na primeira fase. E aí só resta o Milan, que está em décimo lugar na tabela e parece mais preocupado em montar um time para disputar os títulos na próxima temporada.

Foto: Marco Bertorello/AFP

Foto: Marco Bertorello/AFP

Olhando para os campeonatos nacionais, apenas o Bayern e o Milan parecem ter motivos para dar atenção especial apenas à Champions League. Até o Manchester United, fora da disputa do título inglês, ainda olha com carinho para a Premier League de olho na quarta colocação, que colocaria os Diabos Vermelhos na próxima edição do torneio entre clubes mais importante do mundo. Só que falta futebol ao Milan para fazer frente a algum dos concorrentes pelo título continental.

Por isso, repito o que escrevi no começo deste texto. Nunca um time teve uma chance tão boa de conquistar dois títulos europeus consecutivos quanto este Bayern de Munique.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s