Futebol

‘Tapetão’ de novo?

Poucos dias após o termino do Carolzão 2013 (entenda aqui) foi veiculada a notícia de que a Portuguesa havia escalado um jogador irregular, o meia Héverton, nos últimos minutos do jogo contra o Grêmio, da última rodada e, diante disso, poderia ser punida com a perda de quatro pontos, promovendo a permanência do Fluminense na série A e, consequentemente, sendo rebaixada à segunda divisão do futebol nacional.

Heverton-Foto-Divulgacao-Portuguesa_

Meia Héverton, da Portuguesa, é o pivô da possível virada de mesa. Foto: Portuguesa Divulgação

Portanto, ao acompanhar toda essa repercussão acerca da possível virada de mesa em relação às quedas dos dois grandes cariocas — principalmente a do Flu, que é a mais provável — resolvi refletir um pouco sobre essa questão de, mais uma vez, o campeonato ser modificado pelo STJD.

Parto do princípio de que Fluminense e Vasco fizeram duas campanhas pífias, com aproveitamento, em pontos ganhos, de 40% e 38%, respectivamente. Ou seja, mereceram cair pela incompetência de seus jogadores e falta de planejamento das diretorias. Pior ainda, para o Flu, que era o atual campeão da competição, e teoricamente um dos melhores elencos do País.

Mas, obviamente, se a Portuguesa cometeu o erro deve ser punida conforme previsto em lei. Enfim, de qualquer forma, o campeonato terá o dedo do STJD e CBF de novo.

Agora, vamos voltar 17 anos no tempo e relembrar o que aconteceu nos campeonatos de 1996 a 2001, quando a CBF fez algumas modificações no campeonato nacional, principalmente, depois do escândalo de Ivens Mendes – pra quem não sabe, o dito cujo, à época, era presidente da CONAF (Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol) e supostamente estava participando de um esquema de corrupção, envolvendo venda de resultados de jogos de futebol e financiamento de campanhas políticas. Segundo ligações descobertas na época Ivens Mendes tinha envolvimento com os presidentes de Atlético Paranaense (Mario Celso Petraglia) e do Corinthians (Alberto Dualib) – entre uma manobra e outra, alguns rebaixamentos foram extintos (casos de Fluminense e Bragantino, em 1996) e mais tarde foi criada a Copa João Havelange, em 2000, com mais de 100 clubes distribuídos em quatro módulos. O Fluminense, campeão da Série C em 1999, por um passe de mágica, acabou indo para o módulo principal, ou seja, não jogou a Série B.

Fluminense-na-série-C

Time campeão da série C em 1999, que não precisou disputar a série B em 2000. Foto: oocities.org

Presidente Álvaro Barcelos

Álvaro Barcelos, presidente do Flu em 97, comemora a virada de mesa.  Foto: doentesporfutebol.com.br

Obviamente, não excluo a parcela do Fluminense, que com a mais absoluta certeza, deve ter ‘molhado’ a mão de alguns ‘representantes’ da CBF e STJD nessa época para que acontecessem essas repentinas movimentações sem explicações. Mas aí que está o problema, essas instituições deveriam ser sérias e prezar pela organização do futebol brasileiro de forma correta. Jogou mal, não se planejou, deve cair, simples assim. Não importa o tamanho do clube e relevância.

O pouco de moralidade que o futebol ganhou nos últimos anos, com quedas de grandes como Palmeiras; Atlético-MG; Botafogo; Vasco; Corinthians e Grêmio, foi por água abaixo e vai demorar alguns anos para a credibilidade do futebol brasileiro ser retomada.

De qualquer maneira, acho que seria positivo para o Fluminense cair novamente, quem sabe retornaria mais forte, não sei.

Já o Vasco não, o Vasco é várzea. Sempre foi.

Opine!

* Victor Pereira é RP, bom de bola e louco pelo Santos, assina a coluna “Moleque da Vila” no Fut’n’Roll. Seu twitter é o @victor_pereira 

4 pensamentos sobre “‘Tapetão’ de novo?

  1. Pingback: O fim da Lusa | Fut 'n' Roll

  2. Pingback: O retorno melancólico do Brasileirão | Fut 'n' Roll

  3. Pingback: Mais uma página vergonhosa no futebol brasileiro | Fut 'n' Roll

  4. Pois é o país do futebol…cada vez mais duro continuar admirando o que acontece fora dos gramados…”torcida” violenta e enlouquecida, “cartolas” cada vez mais corruptos…vamos deixar que os campeonatos sejam decididos no gramado, nas quatro linhas…excelente artigo Moleque da Vila…parabéns

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s