Rock

Os fundamentos bíblicos nas letras de Bruce Springsteen

Em alguns países, o rock já é reconhecido como carreira universitária. E com o passar dos anos, a presença do estilo musical nos estudos aumenta cada vez mais.

Agora a Universidade Rutgers, em New Jersey (EUA), vai organizar um seminário de um semestre sobre o conteúdo teológico nas letras de Bruce Springsteen.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A aula vai discutir a discografia completa do Boss, desde Greetings From Asbury Park, N.J, de 1973, a Wrecking Ball, lançado no ano passado. O curso será ministrado pelo professor Azzan Yadin-Israel, especializado em Estudos Judaicos e fã de Bruce Springsteen desde a juventude.

No material sobre o curso, o professor diz que os temas dominantes são a redenção – cruzando o deserto e entrando na Terra Prometida – e o caráter sagrado do dia a dia. Segundo ele, Springsteen tenta trazer o ‘poder dos símbolos religiosos que normalmente estão isolados em uma realidade transcendental do mundo onde vivemos. Nos últimos álbuns, ele também escreveu muito abertamente sobre fé’.

Mas estudar a obra de Bruce Springsteen não foi uma ideia original da Universidade Rutgers. Princeton oferece um curso de sociologia chamado ‘A América de Bruce Springsteen’. A Universidade de Rochester ensina sobre a história do músico e a classe trabalhadora nos Estados Unidos e a de Monmouth realizou três congressos sobre o Boss.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s