Rock

Walk on the paradise side

Uma das cabeças mais importantes da história do rock faleceu neste domingo (27). Lou Reed tinha 71 anos e a causa oficial da sua morte não foi confirmada. Apenas há a suspeita de que tenha sido por complicações no fígado, que ele tinha recém-transplantado.

Foto: AP

Foto: AP

Lou Reed foi o eixo central do Velvet Underground, banda que foi um fracasso de vendas na época e se tornou cult com o passar do tempo, mas foi de grande influência para muitas vertentes do rock nos anos 1970 e 1980, influenciando bandas punk, glams, indies e outros.

Considerado o 81º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone, Lou Reed é conhecido também como o pai da música alternativa.

Não foram poucos os artistas que se manifestaram dizendo o quão Lou Reed foi influente. Julian Casablancas, do The Strokes, Billy Idol, Kim Gordon, do Sonic Youth, Paulão de Carvalho, do Velhas Virgens, fora o ex-parceiro David Bowie.

Se tinha o reconhecimento da parte intelectual de Nova York, Lou Reed conheceu o sucesso com o grande público apenas quando partiu para carreira solo. Morando em Londres, trabalhou com o amigo David Bowie, que produziu o álbum Transformers, com o mega-sucesso “Walk on the Wild Side”.

Seu trabalho mais recente foi a parceria com a banda Metallica, no controverso Lulu, um dos piores álbuns da história da música.

Para definir porquê partiu para a música, Lou Reed certa vez disse ao The New York Times: “Eu sempre acreditei que há um incrível número de coisas que você pode fazer por meio de uma canção de rock ‘n’ roll. E As coisas que eu tenho escrito não seriam consideradas grandes coisas se elas aparecessem em um livro ou filme”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s