Futebol

Uniformes do São Paulo F.C. – a evolução do Soberano

Por Carolina Fabri*

Fundado em 1930, mais especificamente em 25 de janeiro, o São Paulo Futebol Clube faz aniversário junto com a cidade de São Paulo, daí o nome do time. E não é somente o nome que homenageia a cidade, as cores oficiais do clube (preto, branco e vermelho) também são em homenagem às cores da bandeira paulista.

O São Paulo F.C. surgiu da união de outros dois times paulistas, o C.A. Paulistano e o A.A. das Palmeiras. Saiba mais agora sobre a evolução dos uniformes esportivos ao longo dos 83 anos de história deste grande time.

Foto; Arquivo

Foto; Arquivo

1930 a 1934

O primeiro uniforme do tricolor paulista era composto originalmente por uma camisa branca contendo três faixas horizontais na altura do peito, cada uma representando uma cor do time e um escudo acima. O shorts também era branco e possuía duas faixas vermelhas laterais. Os meiões eram brancos com listras pretas. Este uniforme representava perfeitamente a fusão que ocorrera com os outros dois times originários.

1935 a 1943

O uniforme de futebol do São Paulo permaneceu igual até 1943. Nesta edição apenas o calção do uniforme sofreu alteração, perdeu as listras vermelhas laterais.

Foto; Arquivo

Foto; Arquivo

1944 a 1982

1944

Em 1944 as meias do time perderam as listras pretas e passaram a ser brancas e lisas.

1966

No ano de 1966, Paulo Planet Buarque, conselheiro do clube na época, criou uma versão especial do uniforme, utilizada apenas em alguns jogos daquele ano.

1982

No ano de 1982, o Conselho Nacional de Desportos permitiu pela primeira vez o uso de patrocínios na camisa de futebol.

Foto; Arquivo

Foto; Arquivo

1983

A partir do ano de 1983, o uniforme do time passou a ser oficialmente branco e a faixa do meio (branca) da camisa do time tricolor se tornou mais estreita, deixando as outras duas (preta e vermelha) mais próximas e com mais destaque.

Foto: Arquivo

Foto: Arquivo

1993

Especificamente no primeiro semestre deste ano, o time jogou alguns jogos com meiões pretos no lugar dos brancos tradicionais, até mesmo em jogos que o time paulista era o mandante. Foi com este uniforme que o São Paulo conquistou a Taça Libertadores daquele ano.

Foto: Arquivo

Foto: Arquivo

1998

A partir de 1998, os calções e as meias do uniforme reserva foram substituídos, sendo assim, deixaram de ser vermelhos e passaram a ser pretos. Essa alteração permaneceu até meados de 2010 e no ano de 2012 voltou.

Foto: Arquivo

Foto: Arquivo

2007

Neste ano, o clube investiu em uma grande novidade: pela primeira vez na história, um clube criou uma edição especial de uniforme esportivo para ser usada apenas em partidas internacionais. O modelo que o São Paulo adorou continha alguns detalhes que remetiam a uniformes clássicos, como a gola polo, que faziam alusão aos uniformes usados pelos grandes times na década de 80.

Foto: Arquivo

Foto: Arquivo

Foto: Arquivo

Foto: Arquivo

2008

Em homenagem ao torcedor tricolor, o time lançou em 2008 uma versão de uniforme com a camisa preta, a “camisa oficial da torcida tricolor”, chamada também de “Torcedor Black”. A camisa acabou tornando-se uma das utilizadas pelo goleiro Rogério Ceni naquele ano.

2009 até hoje

O uniforme esportivo que o time passou a usar em 2009 é do mesmo estilo do usado nos jogos atuais, com mais linhas retas e que seguem a forma do corpo dos jogadores. As únicas alterações realizadas de lá para cá foram as  numerações e os patrocinadores.

* Carolina Fabri é redatora na empresa EX2, estudante de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e escreve sobre uniformes esportivos no Fut ‘n’ Roll.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s