Futebol

Um título que ninguém ainda sabe direito o quanto vale

Neste sábado (29), após 22 anos, o futebol argentino voltou a ter um duelo entre dois times para decidir um campeão. De um lado, o Vélez Sarsfield, campeão do Torneo Inicial no fim de 2012. De outro, o Newell’s Old Boys, campeão do recém terminado Torneo Final.

Mas não havia um clima de decisão, de final. Na verdade, os times entraram em campo mais pensando na grana da premiação (2 milhões de pesos) do que vontade pela erguer mais uma taça em si. Especialmente o Newell’s, pensando na primeira partida semifinal da Libertadores, nesta quarta, contra o Atlético Mineiro.

Para o Vélez, o jogo valia mais. Valia garantir uma vaga na Libertadores 2014 e na Sul Americana 2013. E até por isso, o time entrou mais afim de jogo e fez um gol logo aos dez minutos de partida, com uma bela conclusão de Lucas Pratto.

Com o gol temprano, o Vélez recuou e passou a esperar o Newell’s em seu campo de defesa, na busca por um contra-ataque definidor. Na base do abafa, os leprosos tiveram uma clara chance de empate, quando Cubero cometeu pênalti em Maxi Rodriguez e foi expulso.

Mas o artilheiro Scocco deu alívio a todos os torcedores atleticanos de Belo Horizonte e mostrou que não está em boa fase. Perdeu o penal, o terceiro consecutivo.

Com um a menos, o Vélez passou a basicamente se defender. E a partida virou um grande monólogo do Newell’s Old Boys, que, no entanto, não conseguiu criar muitas chances de gol que ameaçassem Sosa. No fim do jogo, na pressão final, Maxi Rodriguez teve uma boa chance de conseguir o empate, mas chutou torto. Pouco para quem buscava algo mais. E o primeiro Supercampeão argentino nessa nova era é mesmo o Vélez Sarsfield.

Foto: La Nación

Foto: La Nación

A questão é, após tanto tempo com o campeonato nacional dividido em dois torneios e, por consequência, dois campeões por ano, a Argentina vai conseguir se readaptar a uma final de campeonato? Ou esse jogo passará a ser um amistoso de fim de temporada (ou começo, dependendo do ponto de vista), como ocorre com as chamadas Supercopas pelo resto do planeta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s