Futebol

Dedo de Moça – Fala, foto! – O coração do rei Pelé

Por Priscila Tieppo*

A fotografia nada mais é do que o olhar do fotógrafo, como ele enxerga o mundo e como transmite em imagens essa percepção ao público. Pode ser uma foto artística, caseira ou jornalística. O fato é que nada muda uma foto. Ou melhor, nada muda a essência dela.

Pensando nisso, o Fut ‘n’ Roll decidiu fazer uma seleção de fotos emblemáticas do esporte e do rock para uma série especial em que unirá imagem, história, contexto e curiosidades.  Às vezes, uma imagem diz mais do que qualquer palavra, não é? Se você, leitor do blog, quiser sugerir imagens, serão muito bem-vindas!

O coração do Rei Pelé (Foto: Luiz Paulo Machado/Placar)

O coração do Rei Pelé (Foto: Luiz Paulo Machado/Placar)

A foto acima é a captura de um momento único. E isso só foi possível por conta do olhar apurado do fotógrafo Luiz Paulo Machado, da revista “Placar”. A imagem em que o suor do rei Pelé forma um coração no meio do peito foi tirada no dia 30 de setembro de 1970, em um jogo amistoso contra o México, aqui no Brasil. Os brasileiros venceram por 2×1, em pleno Maracanã, no Rio de Janeiro.

O time vinha embalado pela conquista do tri mundial, sob a batuta do técnico Zagallo.

Pelé estava em sua melhor forma, era o camisa 10 da seleção e formava o trio do ataque com Tostão e Jairzinho. Aquele time que ainda tinha Clodoaldo, Rivelino, Piazza, Everaldo, Brito, Gérson, Carlos Alberto e o goleiro Félix, é considerado o melhor de todos os tempos. Em seis jogos, foram 19 gols. E a final foi com a Itália, jogo que o Brasil levou por 4×1.

A imagem traz consigo toda essa história implícita. O Brasil era tricampeão da Copa do Mundo e tinha o rei Pelé, que suava a camisa a cada jogo.

E é importante ressaltar que é uma foto que não sofreu alterações. Naquela época não existia o Photoshop. Além disso, é importante observar que as cores do uniforme do jogador se sobrepõem ao público ali atrás, em segundo plano. Um belo clique com base nas técnicas de luz e ângulo. O rei parece sair da imagem.

Pelé, por si só, é uma figura emblemática no futebol aqui e lá fora. Como jogador, deixou sua marca e seus belíssimos gols na história do esporte.

Esta foto é considerada a mais famosa de todos os tempos no mundo do esporte, de acordo com levantamento do site zupi.com.br, tendo sido intitulada de “o coração do rei Pelé”. E tem todos os méritos para o título, além do principal: fala com o público sem precisar de legenda.

*Priscila Tieppo é jornalista e assina a coluna Dedo de Moça no Fut ‘n’ Roll. No twitter, ela é a @ptieppo

2 pensamentos sobre “Dedo de Moça – Fala, foto! – O coração do rei Pelé

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s