Rock

Tabelinha com o Barba – Dire Straits continua vivo na alma dos amantes do Rock, 19 anos após fim da banda

Por Thiago Barbieri*

Dire Straits é uma das minhas bandas preferidas. O nome do grupo é uma gíria que significa “estar duro”, “sem dinheiro”, e reflete a situação de quase todas as bandas quando nascem, mas o talento indiscutível dos caras e o sucesso fizeram com que deixassem a “dureza” de lado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A banda britânica liderada pelo vocalista e guitarrista Mark Knopfler surgiu em 1977. O single “Sultans of Swing”, presente no primeiro álbum de estúdio da banda, o Dire Straits já mostrava que não chegava ao mundo musical para brincar. Os arranjos e solos complexos, tocados por Knopfler sem palheta, reverberam na cabeça dos roqueiros até hoje.

O grupo atingiu o auge com grandes produções em 1985, quando foi lançado Brothers In Arms, com sucessos como “So Far Away”, “Money For Nothing”, o rock/country “Walk of Life” e a música título “Brothers In Arms”.

O álbum foi um marco na indústria fonográfica, sendo um dos pioneiros no processo de gravação, mixagem e masterização totalmente digitais. Faz parte da lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. A banda terminou sem alardes em 1994, após Knopfler decidiu seguir carreira solo, mas sem abandonar o estilo.

Aumentem o volume das caixas de som e curtam algumas apresentações do Dire Straits espalhadas pelo post. Para encerrar, uma com a participação de  um fã um pouco… animal!!!

* Thiago Barbieri é jornalista e assina a coluna “Tabelinha com o Barba” no Fut ‘n’ Roll. No twitter, ele é o @ThBarbieri

Um pensamento sobre “Tabelinha com o Barba – Dire Straits continua vivo na alma dos amantes do Rock, 19 anos após fim da banda

  1. Pingback: Carnaval no Fut’n’Roll, só com Guitarras | Fut 'n' Roll

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s