Rock

ESPECIAL – Uma breve história de 50 anos (1971-1980)

O início dos anos 1970 trouxe vários funerais: Jim Morrison, Jimi Hendrix e Janis Joplin. Os Beatles haviam anunciado o seu fim. Nesse cenário caótico, os Rolling Stones passaram a reinar soberanos.

Mas, com a mudança de década, também veio a mudança de gravadora. Os Rolling Stones foram para a Atlantic Records. Ainda assim, o grupo se mostrou revitalizado depois da perda de Brian Jones. Mick Taylor trouxe um tempero apimentado ao som e ainda dava espaço para Keith Richards brilhar.

Tanto que em 1971 e 1972, a banda lançou duas das suas OBRAS-PRIMAS: Sticky Fingers e Exile on Main Street. Sticky Fingers foi uma coleção de hits: “Wild Horses”, “Brown Sugar”, “Dead Flowers”, “Bitch”, entre outros grandes sucessos, estão neste álbum.

Além disso, a capa é assinada por Andy Warhol, que é um zíper que podia ser aberto e mostrava uma figura de cueca. Também foi neste álbum que o famoso logotipo da boca com a língua de fora apareceu pela primeira vez.

Exile on Main Street não teve a enxurrada de hits do seu antecessor, mas é tido como o álbum mais CULT da banda. De sucesso mesmo, só “Tumblind Dice”. Mas o álbum tem muita música boa, como “Shine a Light” e “Happy”, com Keith Richards nos vocais.

Depois dos álbuns Goat´s Head Soup e It´s Only Rock n Roll, Mick Taylor deixa a banda. Em seu lugar entra Ron Wood, que havia conhecido a fama com o Faces. Mas seu álbum de estreia é o pouco inspirado Black and Blue.

E aí veio o surgimento do movimento punk em 1977 e as bandas de sucesso do início da década foram rotuladas de JURÁSSICAS. Modismos, como a disco music também ajudaram com a decadência de várias bandas. Algumas, como o Led Zeppelin, não resistiram. Os Stones responderam lançando Some Girls, que colocou a banda de volta ao topo com um som modernizado, com influências punk, vista em “Shattered”, e disco, com “Miss You”.

A década se encerra no embalo da disco music, com o lançamento de Emotional Rescue, deixando claro que ser jovem não tem a ver com idade, mas com atitude.

Discografia entre 1971 e 1980:

Sticky Fingers (1971)
Exile On Main Street (1972)
Goat´s Head Soup (1973)
It´s Only Rock n Roll (1974)
Metamorphosis (1975)
Black and Blue (1976)
Love You Live (1977)
Some Girls (1978)
Emotional Rescue (1980)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s