Rock

ESPECIAL – Uma breve história de 50 anos (1962-1970)

Neste dia 25 de maio, uma das maiores bandas de todos os tempos completa meio século de existência. Mas um post só é pouco para falar da carreira dos Rolling Stones. Por isso, o Fut n Roll começa hoje um especial de cinco partes para contar a história desses caras que rivalizaram com os Beatles na década de 1960, reinaram soberanos na década de 1970, sobreviveram aos anos 1980,  ressurgiram para o sucesso na década de 1990 e estão mais fortes do que nunca no século XXI.

Nesta primeira parte, o início da banda, representando uma época de transformação na sociedade na qual os Stones foram os responsáveis pela trilha sonora dos REBELDES do planeta.

Como todos sabem, Mick Jagger e Keith Richards se conheceram na infância e se reencontraram em 1960 em uma estação de trem em Datford, nos arredores de Londres, em 1960. Lá, descobriram ter gostos musicais parecidos, especialmente pelo blues e pelo rock n roll.

Dois anos depois, foram convidados por Brian Jones a integrar uma banda que faria o legítimo Rythim n Blues branco. Batizaram a banda de The Rolling Stones em homenagem a música homônima de Muddy Waters.

O primeiro show foi no Marquee Club, na capital inglesa, no dia 12 de julho de 1962. Com o tempo, eles ficaram populares no circuito de bares, sendo convidados a tocar no popular Festival de Jazz de Richmond. A boa repercussão levou a banda a ser contratada pela Decca Records, que estava atrás de um novo talento depois de ser motivo de CHACOTA ao recusar os Beatles no ano anterior.

Os Rolling Stones foram promovidos exatamente para ser um contraponto aos Beatles. Se os quatro rapazes de Liverpool eram bons moços, o então quinteto londrino seria formado pelos bad boys. Tanto que cartazes dos shows vinham com a seguinte pergunta: “Você deixaria sua filha se casar com um Rolling Stone?”.

Apesar de tentarem vender uma imagem que rivalizava com os Beatles, a verdade era que havia amizade entre os integrantes. Tanto que o primeiro sucesso dos Rolling Stones, “I wanna be your man”, é uma composição assinada por Lennon/McCartney.

Aliás, as covers foram a especialidade dos Stones nos primeiros álbuns. O primeiro disco a ter só composições próprias foi Aftermath, de 1966. Até então, os discos eram formados por regravações e poucas músicas assinadas por Jagger/Richards.

Ainda assim, ambos já começavam a se consolidar como compositores maduros. Tanto que o maior sucesso do grupo, “Satisfaction”, foi lançado no álbum Out Of Our Heads, de 1965, com uma letra que era uma crítica ácida a sociedade de consumo que explodia num refrão violento e um riff de guitarra que acertou a todos bem no meio da testa.

O mundo sofria com as ameaças à paz geradas pela Guerra Fria e pela Guerra do Vietnã. De quebra, os assassinatos de Martin Luther King e dos irmãos Kennedy tornaram o planeta uma espécie de barril de pólvora.

Foi nesse contexto que os Rolling Stones tomaram de vez a ponta no quesito rebeldia. Fizeram convites à luxúria em Between the Buttons e saudaram o capeta em Beggar´s Banquet, além de dois álbuns em resposta aos Beatles: Their Satanic Majesties Request (versão stoniana de Sgt Peppers) e Let it Bleed (resposta a Let it Be).

Mas a década de 1960 acabou com a banda em CRISE. Os problemas com drogas fizeram com que Mick Jagger e Keith Richards mandassem Brian Jones embora. Poucos dias depois, em 3 de julho de 1969, Jones apareceu morto na piscina da sua casa em circunstâncias misteriosas. Para o seu lugar, foi recrutado o guitarrista Mick Taylor, então com 19 anos.

Discografia entre 1962 e 1970:

The Rolling Stones (1964)
12×5 (1965)
The Rolling Stones Now (1965)
Out Of Our Heads (1965)
December´s Children (1965)
Aftermath (1966)
Got Live If You Want It (1966)
Between the Buttons (1967)
Their Satanic Majesties Request (1967)
Beggar´s Banquet (1968)
Let It Bleed (1969)
Get Yer Ya-Ya´s Out (1970)

Nos próximos dias, o restante dessa história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s