Rock

O homem que tocou o que não estava lá

Há exatamente vinte anos, o mundo perdia um dos mais influentes músicos do século passado.

Durante quase meio século, Miles Davis REDEFINIU os conceitos do jazz, desde o ritmo, harmonia e até a INTERAÇÃO com a música.

Ele nasceu em 26 de maio de 1926, filho de um dentista e de uma professora de música, integrantes da classe média de Alton, Illinois.

Como Miles já convivia com a música em casa, era NATURAL que ele se interessasse pela arte. E aos 12 anos começou a ter aulas do instrumento que tocaria como ninguém jamais tocou: o trompete.

Três anos depois, já tocava profissionalmente e, em 1944, se mudou para Nova York para se aprimorar. Ele tivera contato com o be-bop e se EMPOLGOU com o estilo.

Com apenas 21 anos, Miles Davis gravou seu primeiro disco como líder de banda. Sob suas ordens, estava ninguém menos do que Charlie Parker. E, apenas dois anos depois, ele já lançava um dos álbuns mais importantes da história do jazz, The Birth of the Cool.

A partir daí, foram só demonstrações de GENIALIDADE. Por exemplo, quando gravou a trilha sonora para o filme Ascenseur pour l´échafaud, em português, Ascensor para o cadafalso, em apenas UMA noite, improvisando no momento em que via o longa-metragem.

Em 1959, a obra-prima: Kind of Blue. O disco apresenta um músico no AUGE, acompanhado por outros artistas em estado de graça.

A partir daí, Miles Davis decide transformar sua carreira e explorar outros territórios musicais, passando pela música clássica e até rock ´n roll.

Mas ao mesmo tempo em que musicalmente, ele se apresentava como gênio, sua vida pessoal sempre foi mais IRREGULAR. Problemas com drogas, especialmente heroína, sempre atrapalharam sua trajetória.

Em 28 de setembro de 1991, um AVC seguido de uma pneumonia que causou insuficiência respiratória levou um dos gênios da música do século XX.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s